Exposição

Mostra fotográfica será aberta nesta segunda (20), em SL

A exposição é composta por 53 fotografias e fica em cartaz até o dia 14 de setembro.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
A abertura da mostra fotográfica contará com o recital do poema "A procura".
A abertura da mostra fotográfica contará com o recital do poema "A procura". (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - A Galeria Trapiche abre nesta segunda-feira (20), a 9ª edição da Ocupação Trapiche. A exposição 'Retratos e Identidades do Liceu Maranhense' é fruto de um processo didático em arte-educação com alunos do ensino regular noturno do Liceu Maranhense, durante o ano de 2017.

A abertura da mostra fotográfica contará com o recital do poema "A procura", com o professor de literatura José Aparecido, às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por 53 fotografias e fica em cartaz até o dia 14 de setembro. O trabalho é resultado de um projeto das professoras de arte Elma Ferreira e Ellen Viana, e envolve mais de 120 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Regular.

Leia também: VC Na Mira: Em comemoração ao Dia da Fotografia, envie foto de São Luís

"São imagens em preto e branco, que buscam refletir sobre a relação entre fotografia e educação. A partir de pesquisa histórica e da utilização de celulares e smartphones em sala de aula, os alunos compreenderam a fotografia como uma expressão artística, assim como um resgate histórico na identidade de um povo", explicou a professora Elma Ferreira.

A proposta faz um confronto com os dias atuais que revelam uma banalização da imagem, sobretudo, da fotografia. Com esse trabalho, que abrange desde a captação até o processo de revelação e reprodução de imagens, os alunos superam o ato de clicar ou apertar do botão da câmera com o intuito de registro ou de tirar a "selfie", para assumir o desafio de reinventar, criar, mostrar novos olhares; para provocar o interesse do público.

PALESTRA

Como parte da programação da mostra, na terça-feira (21), às 15h, terá uma palestra sobre Arte e Memória, ministrada pelo artista plástico e professor, João Carlos Pimentel, aberta ao público. Já nos dias 28, 29 e 30, os alunos do Liceu participarão do Curso de Fotografia, das 14h às 17h, coordenado pelo professor do IFMA, Eduardo Cordeiro.

No dia 12 de setembro, às 15h, será realizada uma mostra de vídeos com temas relacionados com a história da fotografia, também aberta ao público. O encerramento será no dia 14 com debate sobre Imagem na Arte, explanado pela professora Mônica Rodrigues, e performance com alunos do Liceu Maranhense. A exposição está aberta ao público para visitação de segunda a sexta, no horário das 14h às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.