Boi de Morros

Tradição e requinte em espetáculo junino

O Estado

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

Um dos mais aplaudidos grupos de bumba meu boi do Maranhão dará a largada para a temporada junina deste ano hoje, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), com um espetáculo diferenciado. O Boi de Morros, fundado no município homônimo, realizará a segunda edição da Noite da Indumentária. Trata-se do único grupo de bumba meu boi sotaque de orquestra que, antes do São João, mostra ao público em espetáculo teatral os adereços com os quais os brincantes se apresentam nos arraiais. O evento será também para a apresentação do Portfólio Boi de Morros, que traz a história do grupo, fotos e seu mais recente DVD.

Segundo a coordenadora geral do Boi de Morros, Clarissa Lobato, a Noite da Indumentária 2014 será realizada também para o ritual de mudança de temática. Um total de 70 componentes do corpo de baile estará no palco apresentando coreografias do espetáculo do ano passado e deste ano e, ao mesmo tempo, exibindo todos os detalhes de suas indumentárias. O tema Você é único na criação (2013) dará lugar à temática Sabedoria: atributo de Deus.

A abertura será com uma nova toada, intitulada Acende a fogueira, de autoria do compositor e cantador Lobato, a qual faz um passeio pelos diversos sotaques do bumba meu boi e aborda toda a preparação das regiões para o São João. Mais duas novas toadas também serão apresentadas. “Uma espécie de mapa da cultura”, sugere Clarissa.

Poema – Este ano, o poema

I Juca Pirama, de Gonçalves Dias, trabalhado ano passado nos terreiros, será substituído por Canção do Tamoio, do mesmo poeta, e que fala da relação entre índios e portugueses, quando da colonização do Brasil. O espetáculo será um misto de dança e desfile, em alguns momentos. Conforme Clarissa, toda a indumentária do Boi de Morros é produzida ao longo de três meses, no mínimo, e cada detalhe tem um significado, daí a importância do evento de hoje. “Nem sempre o público percebe os detalhes das indumentárias nos arraiais, mas neste espetáculo de hoje isto é possível de uma maneira bem mais tranquila”, afirmou.

Todo o material artístico é comprado em São Paulo e compõe a indumentária de 160 brincantes, sendo alguns estreantes na manifestação folclórica. Anualmente, é feita seleção para a renovação de parte do elenco e isto acontece meses antes do período junino propriamente dito. O grupo fará seu ritual de batismo no dia 15, em Morros, reunindo todo o grupo e usando as novas indumentárias de forma oficial. “A nossa expectativa é muito grande, pois nossa agenda está cheia. A primeira apresentação deste ano será no município de Caxias e haverá diversas outras em cidades maranhenses e na capital, incluindo, além dos arraiais, apresentações em repartições públicas, empresas e instituições de ensino”, adiantou Lobato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.