Feira do Livro

Concerto homenageia Catulo da Paixão Cearense em seu repertório

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - O poeta, compositor, cantor e teatrólogo, Catulo da Paixão Cearense, um dos homenageados da 7ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), promovida pela Prefeitura de São Luís, também, está sendo prestigiado por meio de um espaço localizado na Escola de Música Lilah Lisboa que recebe seu nome. Nesta segunda-feira (30), alunos da casa apresentarão um concerto, a partir das 10h, em homenagem ao artista, nascido em São Luís nos idos de 1863.

Catulo da Paixão relacionou-se com músicos (“chorões”) da época, participando da vida boêmia da cidade. De suas composições, o “Luar de Sertão” (1908), com letra de sua autoria, é até hoje peça popular, considerada um verdadeiro hino do sertanejo. Atribuem ao poeta a popularização do violão em salões da sociedade de seu tempo e também a reforma da “modinha”. Publicava seus poemas em formato de cordel. Mudou-se com os pais, ainda jovem, para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como joalheiro. Faleceu em 1946.

Atividades simultâneas

A programação da 7ª FeliS continua na manhã desta segunda-feira com uma série de intervenções, que vão desde palestras, a apresentações artísticas, lançamentos e relançamentos de obras literárias, oficinas, bate-papos, exibição de audiovisual, recitais, entre outras atividades. O evento é aberto ao público, integra diversos equipamentos culturais localizados na Praia Grande e é voltado para pessoas de todas as idades.

Na Casa do Escritor, onde acontecem os lançamentos e relançamentos de livros, os autores J. Machado e Raimunda Souza lançam “O lápis ecológico nos 400 anos de São Luís” e Márcio Almeida e Francimeire Cavalcante lançam “O livro e o cometa”, às 10h e 11h, respectivamente. O espaço está instalado no auditório da Faculdade de História (UEMA), situada na Rua da Estrela, 327.

E, para a criançada, a pedida é o espetáculo “Amor em flor” da Cia. Boca Rica, no Teatro Alcione Nazaré, a partir das 10h. Já na Galeria Valdelino Cécio (localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho), o minicurso “A história da poesia digital no Brasil”, ministrado por Jorge Luiz Antonio Guimarães está programado para iniciar às 10h.

Alunos e professores

Além da visitação dos alunos da rede municipal à Feira, pela primeira vez a Secretaria de Educação (Semed) programou visitas de escritores reconhecidos nacionalmente às unidades de Educação Básica. Outra ação planejada para beneficiar diretamente os alunos foi a disponibilização de vale-compra a estudantes, para que eles possam adquirir obras literárias durante o evento.

Já para os profissionais que trabalham diretamente com a Educação, a Semed programou mais de 40 atividades, entre oficinas e palestras, que acontecerão no “Espaço Casa do Professor”.

Nos 10 espaços da Secretaria serão promovidos espetáculos artísticos, brincadeiras, jogos, rodas de leitura, exposições, palestras, oficinas, bate-papos literários e momentos de contação de história nos espaços ao público presente.

A 7ª FeliS prossegue até o dia 6 de outubro com atividades diárias das 10h as 22h. Confira a programação completa no Portal da Prefeitura de São Luís(www.saoluis.ma.gov.br).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.