Na semana passada a 4ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival aconteceu na cidade de Barreirinhas. Nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, começa a versão em São Luís, com as oficinas musicais gratuitas, no hotel Gran São Luís (antigo hotel Vila Rica), Prossegue à tarde com o projeto "Ensaios Fechados" também gratuito para crianças atendidas pela Fiema e SEMCAS no Teatro Arthur Azevedo.
À noite, também no Teatro Artur Azevedo, serão realizados os shows. Os ingressos, inclusive, já estão à venda na bilheteria do teatro. A primeira noite do festival, na capital maranhense, no dia 17, será aberta pelo arranjador e produtor musical, o maranhense Zé Américo (teclado) e convidados. A banda, formada por Ney Conceição (baixo), Israel Dantas (guitarra), Lúcio Primo (bateria), Marcelo Carvalho (piano) e Mestrinho (sanfona), fará uma homenagem a Dominguinhos. Também na primeira noite do evento em São Luís o público terá o show de Marco Pereira, com a participação da cantora carioca Taryn Szpilman, destaque no palco de jazz e do blues no último Rock in Rio, no Rio de Janeiro.
No dia 18, sábado, tem o baixista carioca Artur Maia e banda. Taryn Szpilman, acompanhada de banda, sobe novamente ao palco do teatro Arthur Azevedo. Ela apresenta o show completo de lançamento do mais recente álbum intitulado “Negro Blues”. Uma programação
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL EM SÃO LUÍS
SÃO LUÍS/Local: Teatro Arthur Azevedo
Dia: 17/08/2012 (sexta-feira)
- 20h: show de Marco Pereira
- 21h: participação especial de Taryn Szpilman
-21:30h: show em homenagem a Dominguinhos com Zé Américo e convidados: (Baixo)
- Ney Conceição, (Guitarra) - Israel Dantas, (Bateria) - Lúcio Primo, (Piano) - Marcelo
Carvalho, (Teclado) - Zé Américo e (Sanfona) – Mestrinho
Dia: 18/08/2012 (sábado)
- 20h: show de Artur Maia e banda
- 21h: show de Taryn Szpilman e banda (Lançamento do cd “Negro Blues”).
PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO 4º LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL
OFICINAS MUSICAIS GRATUITAS EM SÃO LUIS: (DIAS 17 E 18 DE AGOSTO)
17/8- (sexta-feira) OFICINA DE BATERIA
Facilitador: em aberto (será informado em breve o nome do facilitador)
Horário: 10h às 12h
Local: Hotel Gran São Luís;
Público-Alvo: público em geral, estudantes e professores de música;
18/8- (sábado) OFICINA DE CONTRABAIXO
Facilitador: Artur Maia
Horário: 10h às 12h
Local: Hotel Gran São Luís;
Público-Alvo: público em geral, estudantes e professores de música;
PROJETO “ENSAIOS FECHADOS” EM SÃO LUÍS (DIAS 17 E 18)
Dia 17 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: Teatro Arthur Azevedo
Artistas: Marco Pereira e Zé Américo
Público-Alvo: 200 alunos assistidos pela FIEMA e professores de música;
Dia 18 de agosto de 2012 (sábado)
Horário: 16h às 18h
Local: Teatro Arthur Azevedo
Artistas: Artur Maia e Taryn Szpilman
Público-Alvo: 200 crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria de Assistência
Social do Município de São Luís (Sencas).
Obs.: Ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro Arthur Azevedo, no horário comercial do teatro. O TEATRO ARTHUR AZEVEDO fica na Rua do Sol, s/n – Centro São Luís -
MA | tel.: (098) 3218-9900 | Cel: 8843-0790 Valor: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Perfil
Zé Américo e Convidados
Em 1997, fez os arranjos para o disco "Baioque", lançado na BMG por Elba Ramalho. Dois anos depois, fez arranjos para o CD "Solar", também de Elba Ramalho, gravado pela BMG. Em 1999, tocou acordeon na faixa "A mulher que virou homem", de Jackson do Pandeiro e Elias Soares no CD "Jackson do Pandeiro revisto e sampleado" lançado pela BMG. Em 2000, fez a produção musical do CD "Serenin", do artista piauiense César Nascimento.
Em 2002, fez os arranjos para o CD "Quando dorme Alcântara", do músico maranhense Tião Carvalho. Em 2003, acompanhou o cantor e ator Jackson Antunes na faixa "Quanta saudade dá", uma homenagem ao ator Mazzaropi, em disco homônimo.
Em 2004, fez arranjos para o CD "Peregrino", lançado pelo artista Antenor Borgéa pela gravadora Robdigital. No mesmo ano, fez a direção musical e tocou teclados no CD "Elba Ramalho e Dominguinhos". Também em 2004, tocou acordeom na faixa " Cara Bonita", de Francis Hime e Olivia Hime, no CD "Canção transparente" lançado pela cantora Olívia Hime, que saiu com o selo Biscoito Fino. Participou ainda da gravação do CD "Revendo Amigos", do cantor e compositor cearense Manassés de Sousa.
Em 2005, apresentou-se no Canecão, tocando teclado no show em que Dominguinhos e Elba Ramalho mostraram as músicas do CD que gravaram juntos.
Marco Pereira
É natural de São Paulo onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França por cinco anos; recebeu o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne.
Em Paris, recebeu forte influência jazzística e também de música latino-americana, o que caracteriza, especialmente, o seu trabalho de composição. Apresentou-se com grande sucesso no Festival de Jazz de Paris de 1989, o que lhe possibilitou fazer apresentações na Alemanha, França, Suiça, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos.
Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).
De volta ao Brasil, foi a Brasília a convite da UnB (Universidade de Brasília), para criar os cursos deViolão Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo e Círculo das Cordas), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988. A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou, em quatro oportunidades diferentes, do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação do Trio D'Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner Tiso, em 1992 e ao lado de Edu Lobo, em 1996. Gravoucom importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller,Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos,entre outros. Recebeu o prêmio Sharp em dois anos consecutivos: em 1993, o de Melhor Arranjador deMPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa e em 1994, na categoria instrumental, o prêmio de Melhor Solista e Melhor Disco Instrumental, pelo trabalho Bons Encontros, (http://www.fantasyjazz.com/catalog/pereira_m_cat.html) em duo com o pianista Cristóvão Bastos.
Em 1995, lançou três CDs : Dança dos Quatro Ventos pelo selo belga GHA, Elegia pelo selo ChannelClassics da Holanda e Brasil Musical pelo selo Tom Brasil de São Paulo. Em 1999, gravou o elogiadíssimo CD de violão solo, Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Em 2001 lançou o CD Luz das Cordas em duo com o bandolinista Hamilton de Holanda. Em 2004, lançou nos Estados Unidos pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA – www.gspguitar.com) o CD Original, um álbum cujo repertório é composto de suas próprias obras para violão solo. No ano seguinte, fez mais um trabalho independente que foi o CD O samba da minha terra, com composições próprias e novas leituras de clássicos da música brasileira.
Foi diretor artístico da Série Grandes Encontros, um importante projeto de valorização do músico brasileiro que aconteceu no Teatro Leblon - Rio de Janeiro entre os anos de 1999 e 2002. Tem mantido intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta com regularidade.
Atualmente é professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas composições estão editadas pela Editora Lemoine de Paris e pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA – http://www.gspguitar.com). Suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus.
Em julho de 2006 participou com grande sucesso do Umbria Jazz Festival na Itália onde fez o lançamento do seu CD italiano Stella del Matino gravado para o selo EGEA – Perugia. Gravou também, no mesmo periodo, um novo CD para o selo Kind of Blue (www.kindofbluerecords.com) intutulado Essence. Em 2007 lançou o CD “Camerístico”, seu primeiro trabalho autoral para violão e orquestra.. Além deste, gravou para o selo europeu Kind of Blue o o CD Essence (www.kindofbluerecords.com ) e editou através de sua própria editora, a Garbolights Produções Artísticas Ltda. (www.garbolights.com.br) o livro com CD Ritmos Brasileiros, um trabalho de pesquisa dos principais ritmos brasileiros de todas as regiões do Brasil.
Seus últimos trabalhos incluem o CD Cristal (que foi lançado concomitantemente com o álbum de partituras que contém a transcrição fiel de todas as gravações), um método para violão de sete cordas chamado Sete Cordas, técnica e estilo (feito em parceria com Rogério Caetano) e seus Cadernos de Harmonia, um método de Harmonia para violão constituído por três volumes acompanhados de CDs.
Tary Szpilman
“A sua interpretação de Billie Holiday é a melhor que eu já vi.” Jô Soares Programa do Jô
“É inegável a qualidade de sua voz e a segurança de suas interpretações ” Luis Orlando Carneiro - Crítico Musical do Jornal do Brasil
“Quando a ouvi cantar fiquei chapado. Foi uma sensação parecida que tive com o primeiro disco de Cássia Eller, por causa do desnudamento e da contundência do canto. Taryn é verdadeira demais. Há muito tempo não ouvia ninguém assim. ” Zeca Baleiro - Jornal Estado de São Paulo
“Muitas das estrelas da MPB deveriam ouvir sua interpretação, uma voz bem colocada, de apreciável extensão, com timbre firme e agradável.” José Domingos Raffaelli - Crítico Musical de O Globo
"... The band´s ace in the hole is Szpilman´s daughter Taryn, whose exposure to this tradition since childhood results in an unaffected, highly convincing aproach to such ballad fare as " We'll be togheter again... " By Mark Holston Revista "Jazziz" abril / 2003 numa matéria sobre Big Bands, citando a Rio Jazz Orchestra
“ Taryn é uma cantora fabulosa. Com a maior emissão vocal que já vi no Brasil” Roberto Menescal - Crítico Musical do Jornal do Brasil
“Taryn é a nossa Joss Stone brasileira ” Tárik de Souza - Crítico musical do Jornal do Brasil
Taryn nasceu em um berço musical e, há mais de uma década, vem se aprofundando e se dedicando à tradição do Jazz & Blues, e suas vertentes como Soul e Rock Clássico.
Como vocalista da Rio Jazz Orchestra gravou 2 discos, um DVD, estrelou e escreveu o aclamado espetáculo "Tributo à Billie Holiday" em 2003 e, posteriormente, um outro musical de sua autoria, "Divas do Jazz".
Atualmente em carreira solo, lançará na Rock Street (Rock In Rio 4), o seu terceiro cd, "Negro Blue" (com produção de Cláudio Infante) dedicado às releituras dos standards de raízes negras desde as décadas de 30 à 70.
Com uma vasta experiência como intérprete, nos últimos anos tem frequentado todos os grandes e renomados Festivais de Jazz & Blues pelo Brasil a fora podendo citar o Rio das Ostras Jazz & Blues e Guaramiranga Jazz & Blues entre outros, além das passagens pelo exterior (Montreux Jazz) e um trabalho produzido por Andy Summers em Los Angeles (guitarrista da legendária banda "The Police"). Taryn atua constantemente em participações para cinema e tv, em produções da Disney, Globo Filmes, além de novelas e musicais da Rede Globo, podendo citar entre seus últimos trabalhos em tv e cinema - canções para "Piratas do Caribe 4" (Disney), Som Brasil - Tim Maia, uma performance musical para o capítulo de estreia da Novela Viver a Vida, Minissérie Maysa, e recentemente no ar uma regravação de um clássico da MPB/Blues "Amor meu grande Amor" (Ângela RoRo), produzida para a trilha dos protagonistas da nova versão da novela "O Astro" (Rede Globo).
Taryn vem recebendo elogios de renomados críticos musicais, músicos e formadores de opinião pelo seu canto cheio de alma.
Artur Maia
Conhecido nos cincos continentes por acompanhar grandes nomes da musica internacional e também, por participar dos principais festivais de jazz e musica instrumental, o baixista, compositor e produtor musical Arthur Maia está cada vez mais engajado em solidificar sua carreira solo.
Em seu novo show, O TEMPO E A MUSICA, que é o título de seu mais recente CD, Arthur também canta e envolve a platéia com sua performance primorosa,seu carisma e sua energia que contagia a todos.
Acompanhado por um time de primeira como Di Stéffano - bateria, Marcelo Martins - Sax tenor e Flauta e Luiz Otávio - Teclados, o músico solidifica a sua concepção, fazendo uma leitura radicalmente swingada da musica instrumental brasileira e interagindo com á platéia o tempo todo. Suas musicas sugerem dinâmica e espírito coletivo, tendo o publico uma sensação de concerto e show ao mesmo tempo.
No repertório, Arthur traz uma coletânea de vários momentos de sua carreira,de seus trabalhos com Djavan, Lulu Santos,com a banda de musica instrumental Cama de Gato e de seus quatro discos solo, apresentando composições próprias como Jú, Tunico e Macabú; parceiras como Alivio (Arthur maia e Djavan), Condição (Arthur Maia e Lulu Santos), Muchacha (Arthur e Júlio Martins) e Planeta Musica (Arthur ,seu Jorge e Kiko Continetino); além das dançantes Frevo do Compadre (Arthur e Caneca), De Ombro (Jamil Joanes) e Groove Land (Paulo Braga);e da homenagem a ele, composta por William Magalhães, Arthur e o gigante. Além das músicas compostas em seus discos, o show segue com a mescla de grandes clássicos da nossa música como Brejeiro (Ernesto Nazareth) e Amazonas do (João Donato).
Além de ser o baixista que acompanha Gilberto Gil há quase dez anos, Artur Maia tocou Djavan, César Camargo Mariano, Pat Metheny, Milton Nascimento, Paquito D´rivera, Carlos Santana, George Benson e Ernie Watts, continua influenciando todas as gerações de músicos do Brasil e do mundo.
* Leia o Blog de Pedro Sobrinho.
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