MUNDO - O longa 'A Simple Accident', do diretor iraniano Jafar Panahi, venceu o Palma de Ouro no Festival de Cannes, neste sábado (24). O diretor Panahi, que foi preso diversas vezes por sua atuação cinematográfica, esteve presente pela última vez no festival em 2003.
"A arte mobiliza a energia criativa da parte mais preciosa e viva de nós. Uma força que transforma a escuridão em perdão, esperança e vida nova", disse Juliette Binoche, presidente do júri.
Em "A Simples Accident", o filme acompanha Vahid, interpretado por Vahid Mobasseri, que sequestra um homem com uma perna falsa que se parece muito com aquele que o torturou na prisão e arruinou sua vida.
Brasil entre os favoritos
O Brasil estava entre os favoritos no festival pelo filme “O Agente Secreto”. Apesar do país não leva o prêmio principal, o diretor Kleber Mendonça Filho e o ator Wagner Moura conquistaram o Cannes de melhor diretor e melhor ator, respectivamente.
Desde a indicação ao Palma de Ouro, o longa já havia se destacando nas últimas semanas. O filme "O Agente Secreto" foi o filme foi aplaudido de pé por 13 minutos no Festival de Cannes, no último domingo (18).
O filme também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado. O prêmio, concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), não faz parte da lista oficial do festival e foi criada por críticos de forma paralela.
Saiba Mais
- Nudez está vetada no tapete vermelho do Festival de Cannes
- Filme brasileiro é selecionado para Semana da Crítica de Cannes
- Pixar vai fazer estreia mundial de 'Elementos' no Festival de Cannes
- Cannes: filme polêmico com Johnny Depp e diretora processada vai abrir festival
- Festival de Cannes é adiado para julho de 2021
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.