Na Espanha

Caetano Veloso recebe título 'doutor honoris causa' pela Universidade de Salamanca

A concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores e divulgada em abril de 2022.

Na Mira, com informações do g1

Atualizada em 05/09/2023 às 10h32
A candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição.
A candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição. (Foto: Reprodução / Youtube)

MUNDO - Caetano Veloso recebeu o título "doutor honoris causa" pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, nessa segunda-feira (4).

A candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição. A concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores e divulgada em abril de 2022.

Leia também: Veja alimentos comuns nos lares dos maranhenses que podem desaparecer

Ao apresentar o cantor, o professor de Filosofia Galega e Portuguesa Pedro Serra afirmou que a obra de Caetano "proporciona um percurso de elevada tensão linguística e musical: um monumento do poético, da poesia como lugar de carinho, de amor e de amizade".

"Ele fez do amor pela língua um modo de vida. Ele é um poeta, um filólogo no sentido mais nobre da palavra", disse Serra.

"Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. 'Tropicália', em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira", afirmou o reitor da universidade, uma das mais antigas do mundo, Ricardo Rivero.

"De noite, quando parei para escrever as palavras que queria dizer aqui, me lembrei de tantos filmes mexicanos, tangos argentinos, boleros e mambos cubanos, canções peruanas de Chabuca Granda, chilenas de Violeta Parra, e não só filmes mas também conversas com dois espanhóis aos quais amo e sempre amarei muito, Fernando Trueba e Pedro Almodóvar. Da minha parte, dedico a esses dois toda a beleza desta festa. Obrigado", falou Caetano em seu discurso de agradecimento.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.