HOLLYWOOD - O sindicato de roteiristas de Hollywood, Writers Guild of America (WGA), anunciou que categoria entrou em greve nesta terça-feira (2) após diversas tentativas fracassadas de negociações com estúdios e plataformas para um aumento de salários.
A greve vai afetar inúmeras séries de TV e filmes, que podem sofrer com atrasos nas estreias. Além disso, a consequência mais imediata seria a interrupção de programas de auditório, conhecidos como 'talk shows'.
Em comunicado, o WGA informou que não conseguiu chegar a um acordo com os estúdios e com as emissoras e que as respostas às reivindicações foram "totalmente insuficientes, levando em conta a crise existencial à qual os roteiristas enfrentam".
Os roteiristas exigem aumento de salário, garantia de empregos estáveis e aumento no valor pago por "direitos residuais", uma taxa paga aos profissionais pela reprise de suas obras.
Desde o surgimento dos streamings, os roteiristas não recebem mais o repasse do valor residual, mas sim um taxa fixa anual, mesmo que a obra faça bastante sucesso e seja reproduzida centenas de vezes.
A última greve dos roteiristas ocorreu em 2007 e durou 100 dias. Na ocasião, diversos programas de televisão foram cancelados, enquanto que as temporadas de séries de sucesso precisaram ser encurtadas.
Saiba Mais
- Negociações entre roteiristas e estúdios de Hollywood continuam
- Meryl Streep, George Clooney e DiCaprio doam US$ 1 milhão aos atores em greve
- Sony adia lançamento de 'Homem-Aranha: Além do Aranhaverso' por tempo indeterminado
- Sindicato dos atores autoriza gravação de 39 projetos durante greve; filme com Jenna Ortega está na lista
- Saiba o que os atores não podem fazer durante greve em Hollywood
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.