Covid-19

Classe artística se reúne para avaliar restrições de eventos

Setor enfrenta dificuldades após restrições de shows em São Luís.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Outras manifestações estão sendo organizadas para destacar as reinvindicações da classe.
Outras manifestações estão sendo organizadas para destacar as reinvindicações da classe. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Os profissionais que trabalham no setor de entretenimento de São Luís se reuniram nessa terça-feira (8) para debater sobre a suspensão de eventos e dificuldades do setor que abrange músicos, produtores, ambulantes, garçons, entre outros. O objetivo da reunião foi organizar um diálogo para criar medidas que possam amparar o setor artístico que enfrenta uma grande crise derivada da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Saiba Mais:

Operação flagra e interdita bares com aglomerações em São Luís no fim de semana

Com pedido de lockdown, produtora de eventos e bar cancelam atividades

Com festas canceladas em SL, promotores de eventos criticam e alegam prejuízos

Em janeiro, artistas e produtores de shows fizeram uma manifestação na Avenida Beira-Mar com o intuito de chamar atenção do governo estadual para a necessidade de um acordo com o setor que permita a reabertura de eventos em São Luís. Recentemente, o secretário de Saúde, Carlos Lula, chegou a anunciar a suspensão de eventos de pequeno porte em todo o Maranhão por 14 dias como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19, mas voltou atrás e suspendeu a medida.

A categoria tem se reunido com frequência para avaliar os danos causados pelas restrições de eventos na capital maranhense. "É importante que os profissionais que trabalham no setor de entretenimento sejam levados a sério em São Luís. Quem trabalha com shows e na noite da capital maranhense tem sofrido financeiramente por causa das diversas proibições realizadas pela pandemia e ausência de um auxílio durante todo o período em que a classe estiver impedida de trabalhar." comentou Berg Sousa, vice-presidente da Associação os Profissionais do Entretenimento do Estado do Maranhão (ASPEMA).

Segundo os organizadores, o aumento em 60% a proporcionalidade das casas de shows também é importante para que o setor artístico volte a trabalhar caso aconteça uma diminuição na quantidade de casos de Covid-19 na cidade. Outras manifestações estão sendo organizadas para destacar as reinvindicações da classe.

Sobre as possíveis soluções para amenizar a crise na classe artística, o músico e produtor Francivaldo Virgínio comentou que reuniões com representantes do governo estão sendo realizadas. Ele também destacou a importância dos cuidados e medidas de higiene e proteção sejam mantidas nos eventos da cidade para conter o avanço da pandemia. "Nós precisamos de diálogo e transparência para que os problemas desse setor sejam resolvidos e a aproximação do governo do Maranhão é fundamental nesse momento. Além disso, sabemos que a pandemia do novo coronavírus ainda atinge nossa cidade e precisamos discutir sobre medidas de higiene e cuidados básicos contra a Covid-19 para proteger as pessoas que frequentam eventos em São Luís.", disse Virgínio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.