Cinema maranhense

Assista aos filmes e produções da programação do 43º Guarnicê de Cinema

O evento está sendo realizado de forma on-line entre os dias 14 e 21 deste mês.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O aplicativo foi desenvolvido de modo que o usuário possa navegar nele de forma muito intuitiva.
O aplicativo foi desenvolvido de modo que o usuário possa navegar nele de forma muito intuitiva. (Foto: divulgação)

MARANHÃO – Uma inovação proporcionada pela 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema já está disponível: o aplicativo oficial do evento, que dá acesso a toda a programação, incluindo os filmes completos das Mostras Nacionais e Mostras Maranhenses. O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS e foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, que promove o evento de forma on-line entre os dias 14 e 21 deste mês.

Leia também:

Abertura do Festival Guarnicê de Cinema acontece nesta quarta-feira (14)

Veja a programação de atividades do 43º Festival Guarnicê de Cinema

O aplicativo foi desenvolvido de modo que o usuário possa navegar nele de forma muito intuitiva, trazendo, em sua tela inicial, os menus de Mostras Nacionais, Mostras Maranhenses, Formativas, Júri Técnico e Curadoria. No app, o usuário pode assistir às produções de curta e longa-metragem e tem acesso, inclusive, aos trailers, informações sobre as produções e até vídeos curtos dos realizadores comentando suas respectivas produções. O público também tem acesso, no menu “Mostras Maranhenses”, aos videoclipes maranhenses inscritos no Festival.

A diretora de Assuntos Culturais e coordenadora do evento, Li-Chang Shuen, destacou que a realização do Guarnicê deste ano foi construída com o esforço de várias pessoas da Universidade: “O desafio de fazer um festival de cinema em meio a uma pandemia só foi possível graças ao empenho de uma equipe enorme, de vários setores da Universidade. O papel das tecnologias disponibilizadas pela gestão foi fundamental para que nossas ideias saíssem do papel. A plataforma de transmissão foi desenvolvida na própria Universidade, sem custo nenhum. Não precisamos alugar nada, é tudo nosso”.

Com satisfação, ela também pontuou que o aplicativo permite levar o Guarnicê para a palma da mão dos amantes de cinema. “Seja no celular ou no tablet, o app foi pensado para levar a melhor experiência do cinema adaptado a telas menores, para usuários superconectados e atentos às novidades que a tecnologia proporciona. Foi um salto tecnológico enorme para a Universidade. Afinal, é papel de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão ser também vanguarda. E que lugar melhor para ser vanguarda que na cultura? A experiência do Guarnicê virtual certamente vai ser incorporada em outros eventos de nossa instituição”, enfatizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.