Cinema maranhense

Veja a programação de atividades do 43º Festival Guarnicê de Cinema

Seis oficinas, três master classes e três webinários serão realizados entre os dias 13 e 20 de outubro.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Este ano, o festival será realizado de maneira híbrida por conta da pandemia da Covid-19.
Este ano, o festival será realizado de maneira híbrida por conta da pandemia da Covid-19. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Pelo menos 12 ações formativas farão parte do 43° Festival Guarnicê de Cinema, que este ano será realizado de maneira híbrida por conta da pandemia da covid-19: seis oficinas, três master classes e três webinários serão realizados entre os dias 13 e 20 de outubro no canal do Guarnicê no YouTube e na plataforma da Academia Internacional de Cinema (AIC). As inscrições para as oficinas já estão encerradas, e a relação dos selecionados pode ser conferida no site. O restante das formativas está disponível gratuitamente ao público. Confira as oportunidades abaixo.

Masterclass

Grandes nomes do cinema brasileiro ministrarão as master classes do Festival Guarnicê. No dia 16, das 15h às 17h, o cineasta carioca Sergio Rezende apresentará a master class “A Trajetória do Cinema Brasileiro da Embrafilmes aos Cinemas Fechados’’, com a mediação da antropóloga e diretora Rosa Panet.

Também no dia 16, das 19h às 22h, Nara Sakarê, idealizadora e diretora do AP43, grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator, apresentará a masterclass “O Ator no Cinema’’, com a mediação da atriz e diretora Áurea Maranhão.

Na segunda-feira, dia 19, das 16h às 18h, Mariza Leão — fundadora da Morena Filmes e produtora de clássicos como ‘’De Pernas pro Ar’’, ‘’Meu Nome Não é Johnny’’ e ‘’Meu Passado me Condena’’ — falará sobre “A Produção Audiovisual em 2020”, com a mediação da diretora e produtora Mavi Simão.

Masterclass com Martin Eikmeier – exibição dos curtas produzidos durante as oficinas

No dia 21/10, das 9h às 12h, ocorrerá a masterclass “Trabalho de Conclusão das Oficinas do 43º FGC 2020”, com as exibições dos curtas-metragens produzidos durante as oficinas on-line. Marla Silveira, coordenadora das ações formativas, falou sobre a atividade: “Será o momento de apresentarmos o resultado da metodologia desafiadoramente pensada para esta edição do festival, integrativa, colaborativa e on-line, explorando totalmente a estética do confinamento. Os alunos levarão ao conhecimento do público as impressões do exercício proposto para a conclusão das oficinas”.

A masterclass terá a mediação do professor Martin Eikmeier, coordenador Acadêmico da AIC. Na ocasião, serão sorteadas duas bolsas de estudo para estudar na Academia Internacional de Cinema (AIC), com 100% de desconto para os cursos de “Pitching Audiovisual On-line” e de “Roteiro on-line: diálogos e desenvolvimento de personagem”, ambos com duração de quatro semanas.

O sorteio será somente para participantes do Maranhão. “Conseguimos, junto à AIC, o cupom GUARNICE20, com validade para 21 de outubro a 8 de novembro, em que os interessados terão 20% de desconto para pagamento de qualquer curso, à vista e/ou parcelado, contemplando, sobretudo, aquelas pessoas que não conseguiram participar das oficinas. Pretendemos encerrar as ações formativas do 43º Festival Guarnicê de Cinema em festa, como ocorre todos os anos”, declarou Marla Silveira.

Webinários

Em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC) e com a VouSer Acessibilidade, o 43º Festival Guarnicê de Cinema trará, no dia 19, das 19h às 21h, o webinário “A Estética do Confinamento”, com o jornalista e cineasta Filippo Pitanga. Já no dia 20, das 19h às 21h, ocorerrá o webinário “A acessibilidade em obras audiovisuais – o produtor e o público”, com a atriz e audiodescritora Andreza Nóbrega.

O jornalista e diretor audiovisual Alexandre Bruno Gouveia, a historiadora e professora Leide Ana Oliveira Caldas e a doutoranda do Programa de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) Andreia Lima estarão presentes no webnário "Cinema Maranhense: Estratégias e Práticas de Pesquisa", no dia 20, às 10h. Todos os webinários, assim como as master classes, serão transmitidos no canal do Guarnicê no Youtube.

O 43º Festival Guarnicê de Cinema

O Festival é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão e promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). Além das ações formativas, o Guarnicê 2020 contará com a exibição de mostras competitivas nacional e maranhense e mostras paralelas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.