Patrimônio Imaterial da Humanidade

Brincantes de Bumba Meu Boi se reúnem nesta segunda-feira (30) para comemorar título

A celebração será realizada com um cortejo pela Rua Grande.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Estarão presentes no cortejo bois de todos os sotaques: zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão.
Estarão presentes no cortejo bois de todos os sotaques: zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão. (Reprodução)

MARANHÃO - Nesta segunda-feira (30) será realizado, em São Luís, um cortejo de bois em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conquistado neste mês de dezembro.

Saiba mais: Bumba Meu Boi do Maranhão recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A concentração do cortejo será às 16h, da Praça João Lisboa. De lá, às 17h, os brincantes andarão pela Rua Grande cantando diversas toadas tradicionais do nosso folclore. O ponto final da caminhada será a Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Neste momento, será exibido ao público o vídeo que foi apresentado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a defesa do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em seguida, serão realizadas homenagens à história e aos principais representantes do Bumba Meu Boi do Maranhão.

Estarão presentes no cortejo bois de todos os sotaques: zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão. Todos os sotaques terão participação e representatividade nesse momento especial para a cultura do Estado.

“O Bumba Meu Boi é conhecido no mundo inteiro e é o maior símbolo cultural do nosso Estado. Ele não se faz presente na vida do maranhense somente no período junino, é atemporal. Devemos homenagear essa manifestação tão essencial para nossa identidade o ano inteiro”, avalia o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.