Mídias Sociais

São João do Maranhão movimentou as mídias sociais

Uma pesquisa monitorou cinco mídias sociais durante as festas juninas.

Jorge Martins / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – Uma das festas populares mais características da identidade maranhense, o São João costuma exercer fascínio sobre o público que o acompanha pelos arraiais que se espalham pela cidade durante o mês de junho. Mas esse fascínio parece não acabar mesmo para quem está longe da festa, ainda mais quando se pode acompanhar tudo a distância pelas redes sociais. É isso que sugere uma pesquisa divulgada na semana passada e intitulada “São João do Maranhão nas Mídias Sociais”.

Foto: Fabrício Cunha
Foto: Fabrício Cunha

Entre os dias 1º e 30 de junho, foram monitorados 4.755 comentários que continham os termos “São João do Maranhão” ou a hashtag #SãoJoãodoMaranhão em cinco mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google +). Segundo Larissa Régia, analista de mídias sociais que coordenou a pesquisa desenvolvida na agência de comunicação digital Maximize, o plano de monitoramento começou a ser feito no início do ano. “Queríamos monitorar algum tema que fosse relevante para a população maranhense”, pontua.

Os resultados

A pesquisa fez uma análise dos comentários com a finalidade de classificá-los entre positivos, negativos ou neutros. Nesse quesito, os resultados mostram que o São João é muito bem visto pelos usuários dessas mídias sociais, uma vez que apenas 0,8% dos comentários foram considerados negativos. Comentários positivos e neutros tiveram, respectivamente, 36,2% e 63%.

Outro dado que se destaca é que cerca de 36,4% dos comentários tiveram origem em outros Estados. É possível que entre esses comentários estejam os de usuários maranhenses longe da sua terra-natal e, até mesmo, de pessoas de outras naturalidades que já conheceram ou ainda pretendem conhecer as festividades.

Parte significativa dos comentários tinha origem em outros Estados. (Arte: Maximize)
Parte significativa dos comentários tinha origem em outros Estados. (Arte: Maximize)

Um repositório de memórias

Faz parte dessa estatística a universitária maranhense Clarissa Boullosa, que estuda em Málaga, na Espanha, desde outubro do ano passado. “Daqui da Espanha curti um pouco do festejo de São Luís através de mídias sociais como Facebook e o Youtube, aproveitando pra matar a saudade escutando o Cacuriá de Dona Teté, Boi da Maioba e grupo Afrôs”, comenta. A estudante revela que não era tão apegada ao São João, mas o mês de junho acabou ganhando outro significado depois que ela deixou a capital maranhense.

Segundo Clarissa, a vontade era de reencontrar os amigos e saborear as comidas típicas da época. Para expressar esse sentimento, ela fez publicações nas mídias sociais a respeito da saudade de casa. É justamente esse tipo de comentário que compõe um dos dados mais curiosos da pesquisa, que conseguiu identificar 70 publicações associando a palavra “saudade” ao São João.

A palavra
A palavra "saudade" foi detectada em 70 comentários. (Arte: Maximize)

A relações públicas Camila Chaves - que cresceu no Maranhão, mas hoje mora em Fortaleza (CE) - também expressou a sua saudade nas redes. Ela conta que usou o Facebook para falar um pouco sobre sua relação com essa época do ano. Camila conta que acompanhou as publicações dos amigos que estavam vivendo o São João maranhense de perto. “Me fez sentir saudade, mas ao mesmo tempo me aproximou e alimentou ainda mais o desejo de estar junto no próximo festejo”, comenta.

Camila destacou, ainda, a falta que sente da correria das crianças, do cheiro das bombinhas de São João, das comidas típicas e de estar perto da família. A relações públicas também citou a relação especial que tem com São Pedro, um dos santos celebrados no período. “Vovô era pescador e papai ainda pesca. Tem uma canoa e tudo mais. Então a gente sempre ia acompanhar as regatas para São Pedro. A gente ajudava papai a enfeitar a canoa dele com bandeirinhas, balões. Rapaz, era uma coisa muito feliz”, relembra.

Os santos mais comentados

Além do santo que dá nome às festas, São Pedro e São Marçal foram os mais populares. (Arte: Maximize)
Além do santo que dá nome às festas, São Pedro e São Marçal foram os mais populares. (Arte: Maximize)

Esse detalhe também se relaciona a outra informação interessante no monitoramento de mídias sociais, que apontou, além de São João, São Pedro e São Marçal como os santos mais mencionados nos comentários analisados. O dado indica a força dos tradicionais festejos em homenagem a São Pedro e São Marçal, uma das peculiaridades das festas juninas o Estado.

Clique aqui para ver a pesquisa completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.