Bloco da Prematuridade

Prematuros fantasiados de super-heróis mostram a força na luta pela vida

O projeto foi idealizado como forma de acolhimento aos pais e recém-nascidos, no Carnaval.

Tátyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Os recém-nascidos foram fantasiados de super-heróis. (Foto: Divulgação
Os recém-nascidos foram fantasiados de super-heróis. (Foto: Divulgação

IMPERATRIZ – Um bloquinho bem diferente, com foliões recém-nascidos, foi montado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Regional Materno Infantil. Os meninos recém-nascidos receberam a fantasia do Super Homem e as meninas da Mulher Maravilha.

Uma das idealizadoras do projeto, a pediatra Patrícia Soares, diz que ideia de fantasiar os prematuros partiu da necessidade de acolhimento que eles e os pais têm no processo de humanização do parto e em todo o atendimento na UTI da maternidade, como forma de melhorar a autoestima pra quem vive dias de ansiedade pela evolução do quadro de saúde dos bebês.

Enquanto os meninos foram fantasiados de Superman, as meninas vestiram o manto da Mulher-Maravilha. (Foto: Divulgação)
Enquanto os meninos foram fantasiados de Superman, as meninas vestiram o manto da Mulher-Maravilha. (Foto: Divulgação)

A infectologista Bianca Ferreira também aproveitou a data festiva, o carnaval, para fazer um alerta para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, que também estão relacionadas às causas da prematuridade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) prematuros são os bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação e eles correm mais riscos porque os sistemas do corpo ainda não estão completamente desenvolvidos.

A UTI do Hospital Regional tem 40 leitos e neste carnaval 26 estão ocupados por bebês que nasceram em Imperatriz e vieram de outras cidades, algumas mais distantes, como Itaipava do Grajaú. Alguns pesam menos de 1kg.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.