A Liesa realizou, na noite de segunda-feira (26), o sorteio que definiu a posição dos jurados que irão avaliar os desfiles do Grupo Especial no Carnaval de 2026. Ao todo, 54 avaliadores atuarão nos nove quesitos oficiais, distribuídos em quatro módulos ao longo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
A principal inovação para este Carnaval é a adoção das cabines espelhadas. Pela primeira vez, dois módulos serão instalados frente a frente, no trecho central da avenida, o que provoca mudanças na forma como as escolas se apresentam.
Com essa nova configuração, quesitos como comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira deverão ser concebidos para uma avaliação em “360 graus”, já que os jurados estarão posicionados em lados opostos da pista.
Cada quesito conta com seis jurados
Conforme determina o regulamento, cada quesito conta com seis jurados, distribuídos entre os quatro módulos. Antes da apuração oficial, porém, será realizado um novo sorteio que elimina dois avaliadores (um do Módulo 1 e outro do Módulo 4), garantindo quatro notas válidas por quesito. Na soma final, a menor nota continua sendo descartada.
Saiba Mais
- Ministério Público orienta cumprimento da Lei Antibaixaria no Carnaval
- Banda Gasparzinho anima a prévia do Carnaval na Ilha
- Cantor Erick Andrade lança ‘Juízo e Chão’ para a folia momesca de 2026
- Rastaman paulistano Júnior Dread canta no Carnaval de São Luís
- Enredos das escolas de samba contam a história não oficial
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.