Paixão de Cristo

Via Sacra começa a ser apresentada nesta quinta-feira, em Imperatriz

A peça começa a ser apresentada após a Missa do Lava Pés.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Realizado desde 2004, o espetáculo a Paixão de Cristo emociona os fiéis.
Realizado desde 2004, o espetáculo a Paixão de Cristo emociona os fiéis. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Um grupo de pessoas da comunidade Vicente de Paula, da paróquia de São Francisco de Assim, começa a apresentar nesta quinta-feira (13), o espetáculo Via Sacra, encenação da Paixão de Cristo, encenada desde 2004 pelas ruas de Imperatriz.

A XI edição da peça começa a ser apresentada após a Missa do Lava Pés, que ocorre hoje, às 19h, na comunidade. “Nós começamos hoje, com o Lava Pés, depois a Santa Ceia, que é a instituição da eucaristia, a traição de Judas e a condenação de Jesus. São três atos. Hoje, é o primeiro ato”, explica o coordenador do espetáculo, Gilson Gomes.

A programação segue nesta Sexta-Feira Santa, com Via Cruz, às 17h, onde o grupo inicia a encenação na Feirinha do Bacuri, percorrendo 15 quarteirões do bairro, até a Praça da Bíblia, onde ocorre a crucificação de Jesus. Gilson, lembra que durante o percurso, o grupo faz todas as estações.

Para lembrar a Paixão de Cristo, cerca de 60 atores ensaiaram durante boa parte do ano. “É um grande trabalho que a gente faz, com o apoio da comunidade e da própria Igreja. São cerca de 60 jovens e adultos, todos caracterizados da medida do possível com as vestimentas da época”, ressalta Gilson Gomes.

Um dos principais objetivos do espetáculo, além de lembrar todo o sofrimento de Jesus, é evangelizar. “Nós saímos pelas ruas evangelizando, porque a gente sai pelas ruas lembrando os passos de Jesus, que as pessoas acabam esquecendo ao longo do tempo. Temos esse dever de relembrar e reviver esse momento”, diz o coordenador.

A encenação termina no Domingo de Páscoa, após a missa na comunidade São Vicente de Paula, com a ressurreição de Jesus. Realizado desde 2004, o espetáculo a Paixão de Cristo emociona, seja as pessoas que participam diretamente na encenação, seja as pessoas que participam só olhando ou acompanhando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.