SÃO LUÍS - Pensada para promover reflexões e levar mensagens de fé ao público ludovicense, o grupo teatral “Grita” realizou, nessa quinta-feira (6), a primeira encenação da Via Sacra, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís. Na exibição do espetáculo, que já é realizado há 42 anos, milhares de espectadores acompanharam a recomposição dos passos de Jesus Cristo, até seus momentos finais, com a crucificação e a ressurreição.
Após três anos sem peça teatral, por conta da pandemia de Covid-19, a 42ª edição da Paixão de Cristo, em 2023, apresentou um enfoque em temas diversos, como a poluição, o impacto dos ‘retirantes’, em busca de melhores oportunidades na sociedade, e as demandas por inclusão, reivindicadas por pessoas com deficiência.
A Via Sacra, no bairro do Anjo da Guarda, será reapresentada, nesta sexta-feira, às 18h. As cenas foram produzidas em uma grande estrutura, entre cenários, equipamentos de som e iluminação. Atores e atrizes do grupo “Grita”, além de emocionarem o público, emocionaram-se, também, ao avaliar o valor do teatro em suas vidas. Em entrevista à TV Mirante, nesta sexta-feira (7), a atriz Sandra Dias afirmou que a atuação, junto à companhia teatral, ajudou-a, em muitos momentos, além de permitir aos moradores do bairro do Anjo da Guarda um envolvimento, desde muito cedo, com a atividade cultural.
“Eu sou moradora do bairro [Anjo da Guarda] desde que eu tinha 12 anos de idade, e o grupo Grita foi a coisa mais importante que eu encontrei aqui, porque é um grupo da comunidade, onde abrange todos os moradores, e não estão sendo só os moradores daqui; há moradores de outros bairros, que estão vindo, mesmo, para fazer parte da nossa comunidade e apresentar simplesmente esse espetáculo, que é maravilhoso e vale a pena”, garantiu a atriz.
Para o ator Jorge Smith, que interpreta Jesus, na Paixão de Cristo, a montagem do espetáculo – após o período mais crítico da pandemia de Covid – simboliza a celebração de um novo tempo. O ator reforça, ainda, a entrega de todos os profissionais envolvidos na encenação e saúda a memória de atores e trabalhadores vitimados pelo vírus.
“Os três anos que nós ficamos parados, o sentimento de perda de todas essas pessoas que se foram… A gente fez [a peça] com mais fé, sem dúvida, para que essas pessoas, com o trabalho que elas tiveram, continuassem e perpetuassem [o evento]. Acho que foi por todas elas”, finalizou.
Saiba Mais
- Segunda noite de espetáculo da Via Sacra do Anjo da Guarda ocorre nesta Sexta-feira Santa (29)
- Muita expectativa para a Via Sacra do Anjo da Guarda
- Via Sacra do bairro Anjo da Guarda é adiada para setembro devido ao coronavírus
- "Via Sacra" emociona na primeira noite de apresentação no Anjo da Guarda
- 38ª edição da Via Sacra será encenada no bairro Anjo da Guarda
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.