IMPERATRIZ – O newborn é uma especialidade da fotografia voltada para fotografar bebês recém-nascidos, fazendo caras e bocas. Em Imperatriz, o trabalho conta com uma profissional que há algum tempo vem desenvolvendo a técnica, a qual consiste em uma sessão de fotos em que o pequeno é fotografado em seus primeiros dias de vida, como o esboço de um sorriso, expressões fofinhas durante o sono, e a primeira roupinha.
A fotógrafa especializada do assunto, Mirian Rocha explica que os registros podem ser feitos em casa ou no estúdio, desde que o bebê esteja em sono profundo. “O recém-nascido precisa estar em sono profundo, daqueles que chega a dar risadinha. Com bastante habilidade e alguns truques, como algumas posições, alguns sinais que a gente faz, acariciando a testa, eu vou agasalhando até ele ficar na posição ideal” esclarece a fotógrafa, que já capturou imagens para lá de fofas, que foram transformadas em belas recordações reveladas em fotografias.
Só é possível fazer o newborn, se a criança estiver em sono profundo. Por isso, uma sessão de fotos tende a ser demorada, conforme explica Mirian. “Dura em média de três a quatro horas, no mínimo. Mas já fiz ensaio que durou o dia todo”, afirma. “Quando o bebê está em sono profundo, é questão de segundo a gente consegue capturar a melhor imagem”.
Além de toda a paciência e habilidade, Mirian Rocha conta com o mais importante do ensaio: a parafernália, que ela define como estúdio móvel. A parafernália que Mirian se refere são acessórios, como manta, papel de parede, cestinha, caminhas e acessórios que ela leva até à cliente, quando o ensaio é feito em casa.
Mirian Rocha lembra que o ideal é fotografar os pimpolhos nos primeiros dias de vida. “A média é de três a 15 dias de vida, pois é a fase em que eles estão mais flexíveis e dormem mais, têm menos cólica”, ressalta, acrescentado que o bebê precisa estar confortável. “Isso não quer dizer que não seja possível com mais idade, porém, vai dificultar pegar a melhor imagem”, completa a especialista, que há dois anos, desenvolve trabalhos nesse formato.
Apesar de nova, a tendência newborn tem agradado ao público de Imperatriz. “Está tendo bastante aceitação. Muitas mães estão procurando, se interessando bastante", afirma Mirian, reconhecendo que o formato de ensaio, ultrapassou as expectativas. “Está sendo mais do que eu imaginei. Está dando certo”, ressalta a fotografa que atualmente só fotografa recém-nascidos.
Histórico
O estilo newborn surgiu na fotografia há menos de dez anos, nos Estados Unidos, com as irmãs gêmeas Kelley Ryden e a Tracy Raven que passaram a dar cursos ensinando a técnica para fotógrafos de todo o mundo.
No Brasil, esse tipo de fotografia tem sido cada vez mais procurada pelos pais e, por isso, foi criada recentemente a ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos). A ideia da associação é cadastrar os profissionais aptos a fazer esse tipo de trabalho e trocar experiências sobre o assunto.
Bebês dormindo






















Saiba Mais
- Maranhão registra mais de 230 nascimentos em 29 de fevereiro do último ano bissexto
- Vacinação tem importância maior para bebês prematuros, diz especialista
- Maranhão é o 2º Estado com maior número de internações de bebês desnutridos
- Doenças fetais na gestação: diagnóstico precoce pode salvar seu bebê
- Sopa em excesso pode prejudicar paladar e mastigação do bebê
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.