Expoimp 2015

Nos bastidores do rodeio peões contam histórias de vida

Por ano eles participam de 30 a 40 rodeios, no Norte e Nordeste.
Geovana Frasão/Imirante Imperatriz11/07/2015 às 22h51

IMPERATRIZ - Nos bastidores do mundo do rodeio, os peões se preparam para entrar na arena. Nos momentos que antecedem a grande festa, eles fazem os últimos ajustes nas selas e na roupa.

A maior parte dos peões passa boa parte do ano viajando, e montando touros e cavalos pelas arenas do Norte de Nordeste do Brasil. Em média, a Companhia Ítalo Toddy faz entre 30 e 40 rodeios, anualmente.

Raimundo Nonato Gomes é cowboy, como prefere ser chamado, ele participa de disputas desde os sete anos de idade. Aos 41 anos, ele já perdeu a conta de quantos rodeios participou. Mas faz questão de lembrar que na Expoimp já foi vencedor por três anos seguidos.

Raimundo Nonato diz que a profissão que escolheu, é muito perigosa, mas garante que faz com muito amor. “Já quebrei o braço, mas no mundo do rodeio é normal. Minha mulher fica preocupada, mas eu vivo disso, tenho que sustentar os meninos”, ressalta.

Já o peão Raimundo Gonçalves, conhecido como Tampinha participa de disputas há um ano, o rapaz de Vitória do Mearim, conta que não sabe explicar porque escolheu esta profissão, mas afirma que ama o mundo dos rodeios. “Amo isso e minha vida eu entrego na mão de Deus”, frisa Tampinha.

Tampinha se prepara para entrar na arena. (Foto: Geovana Frasão/ Imirante Imperatriz)

Os amigos Gilvane Oliveira e Gonçalo Neto esperam o início das apresentações. Em baixo da arquibancada, eles conversam e se preparam para o espetáculo. Gilvane tem 27 anos, é imperatrizense, e monta touros desde os 12 anos, parou por um tempo, mas a paixão pelos rodeios o obrigou a voltar.

Os amigos aguardam a hora de subir no touro e encantar o grande público. (Foto: Geovana Frasão/ Imirante Imperatriz)

Gonçalo, é da cidade de Buriticupu. Mais experiente, monta desde 1997. O cowboy conta que antes de subir no touro, ele conversa com Deus e Nossa Senhora, e pede que todo mundo saia bem.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.