Páscoa

Páscoa: chocolate em excesso pode provocar danos à saúde

Nutricionista recomenda consumo de apenas 30 gramas por dia.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Nutricionista recomenda consumo de apenas 30 gramas por dia.
Nutricionista recomenda consumo de apenas 30 gramas por dia. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Que chocolate é bom ninguém duvida! E no período da Páscoa, as guloseimas são uma verdadeira tentação, tanto para as crianças, como para os adultos que aproveitam a época para comer mais do que o normal. Porém, a nutricionista Brenda Bolzan ressalta que o consumo exagerado dos doces, pode acarretar problemas com a saúde e com a balança.

A principal dica da nutricinista para ser feliz sem peso da consciência, é comer as guloseimas com moderação, principalmente aquelas pessoas que estão seguindo uma dieta. “Se a pessoa souber escolher bem os chocolates e comer de forma moderada, não terá risco com a saúde, nem prejuízo na balança”, afirma Brenda, acrescentado que o chocolate é produzido de semente do cacau, fruta rica em flavonóides e um grande número de antitoxidante.

“A flavonóide ativa a produção de ossos nítricos no corpo, causando a o relaxamento do vasos sanguíneos e a queda da pressão arterial. O cacau contém, também, um grande número de antitoxidante, que são subistâncias que destroem os radicaias livres e evita a formação de lesão nas células” explica Brenda, lembrando que a pessoa pode escolher a variação que provoca menos danos à saúde e à dieta.

“A maioria dos ovos que estão no mercado, atualmente, são compostos de uma quantidade elevada de açucar e gordura, por isso é importante ficar atento na hora de comprar o doce e optar pelos chocolates com o maior teor de cacau”, recomenda.

“Esse chocolate contém pelo menos 70% de caucau e consequentemente, menos acuçar. Há também, aqueles que possuem em sua composição, castanha, amendoim, pimenta. Eles são ótimas opições, pois são compostos de gorduras saudáveis”, garante a nutricionista.

Os chocolates com essas variações contribuem para o colesterol e para a saciedade, de acorco com a especialista, que recomenda ainda, chocolates compostos de gorduras saturadas e trans. “Por isso que é preciso uma atenção maior aos rótulos e, também, na quantidade ingerida”, ressalta, lembrando que o recomendado para o consumo médio é de 30 gramas por dia.

Outra dica valiosa para este Domingo de Páscola é deixar o almoço mais light. “Uma ótima opção para o cardápio é optar por peixe como prato principal, pois ele é fonte de vitaminas, proteínas, ácidos gástricos, ômega três e seis” ressalta. “É importante ficar atento, também, na hora de escolher a pescada, e optar por peixes com menos quantidade de gordura”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.