Reação a ofensaa a Dom Gilberto

Comitê da Cidadania repudia ofensas a Dom Gilberto, bispo de Imperatriz

Nota foi divulgada neste sábado(12) durante missa celebrada por Dom Gilberto.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Integrantes do Comitê da Cidadania participaram de celebração da missa de Dom Gilberto, ocasião em que leram a nota de desagravo.
Integrantes do Comitê da Cidadania participaram de celebração da missa de Dom Gilberto, ocasião em que leram a nota de desagravo. (Foto: Divulgação/ Assessoria do Comitê da Cidadania)

IMPERATRIZ – O Comitê da Cidadania de Imperatriz, entidade formada pela sociedade civil, divulgou uma nota de desagravo contra as ofensas sofridas pelo bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira. Na véspera da votação do projeto de lei que alteraria a “Lei dos Bares”, o cantor sertanejo Juliano Reis fez uma postagem numa rede social em que chamou Dom Gilberto Pastana de mentiroso.

A nota foi lida por integrantes do comitê durante uma missa celebrada por Dom Gilberto com a participação dos padres Valdeci e Gildácio Bulhões, na manhã deste sábado (12), na Catedral de Fátima.

No texto de duas página o Comitê da Cidadania repudia o que definiu como “expressões de incivilidade e ofensa de que foi alvo o Bispo Dom Gilberto Pastana, durante o período de debate público das proposições relacionadas à Lei do Silêncio”.

Leia também:

Cantor sertanejo de Imperatriz chama bispo de mentiroso e é criticado nas redes sociais

Cantor sertanejo que chamou bispo de mentiroso pede desculpas

Câmara de Vereadores fica lotada em sessão que arquivou "Lei dos Bares"

Cantor sertanejo recebe ameaça e registra Boletim de Ocorrência

Também no texto a entidade lembra que o bispo teve e tem o apoio na campanha em prol da “Lei do Silêncio” de 29 entidades e instituições da sociedade, dentre elas, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado, Poder Judiciário, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Imperatriz.

O bispo não se manifestou oficialmente, ainda, sobre o episódio em que foi ofendido publicamente. Veja, na íntegra, o documento:

NOTA PÚBLICA DE DESAGRAVO

“E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa,

tanto para com Deus como para com os homens.” (Atos 24, 16)

O COMITÊ DE CIDADANIA DE IMPERATRIZ vem a público externar sua surpresa e repúdio às expressões de incivilidade e ofensa de que foi alvo o Bispo DOM GILBERTO PASTA NA, da Diocese de Imperatriz, durante o período de debate público de proposições relacionadas à Lei do Silêncio.

Independentemente da Fé que professa, o Bispo DOM GILBERTO PASTANA é um ser humano de reconhecida formação pessoal, familiar, moral, religiosa, comunitária e educacional, respeitado por toda a Sociedade Imperatrizense, tanto pela proficiência de seu ofício espiritual quanto pela grandeza de resultados de seu trabalho na Igreja em favor de elevado número de pessoas carentes de pão, profissão e cidadania.

Além do mais, DOM GILBERTO PASTANA, nas referidas discussões e ações, não estava nem está sozinho nem era nem é voz única, embora singular, dada a sua representatividade institucional e seu caráter pessoal. Junto com ele e junto a ele, naquela e em outras causas, passadas, presentes e vindouras, estavam, estão e estarão diversas pessoas e Entidades, inclusive este Comitê: Academia Imperatrizense de Letras (AIL); Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare); Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII); Associação Médica de Imperatriz (AMI): Movimentos Pastorais da Diocese de Imperatriz; Associação de Imprensa da Região Tocantina (AIRT); Associação de Moradores do Bairro Santa Rita; Associação de Pastores Evangélicos de Imperatriz; Associação de Proteção e Assistência Aos Condenados (APAC de Imperatriz); Associação Médica de Imperatriz (AMI); Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL); Casa da Amizade de Imperatriz; Casa da Criança; Conselho dos Leigos; Comunidade do Bebedouro (zona rural imperatrizense); Defensoria Pública Estadual – Imperatriz; Diocese de Imperatriz; Escola Governador Archer; Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon); Colégio Santa Luzia; Escola Santa Terezinha (Associações das Irmãs Missionárias Capuchinhas); Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA); Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Imperatriz; Jornal “ O Progresso”; Lar João XXIII; Ministério Público Estadual (MPE) / Promotorias de Imperatriz; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Poder Judiciário; Rotary Club de Imperatriz; Rotary Club de Imperatriz-Entroncamento.

Assim, lançar uma ofensa, ainda que no calor das discussões, a DOM GILBERTO PASTANA é atingir diretamente os que com ele, por uma Imperatriz melhor, lutam; é atingir diretamente os que com ele se solidarizam.

Que em próximas lutas – e elas não faltarão -- possamos, todos nós de Imperatriz, estar juntos para, unidos e fortalecidos, dedicarmos parte de nosso tempo, esforço, voz e espírito de cidadania na identificação de quem são verdadeiramente os adversários de nossa cidade e na defesa não apenas de um CASO (que é de alguns), mas de muitas CAUSAS (que é de todos).

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas,também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” (Mateus 6, 14)

COMITÊ DE CIDADANIA DE IMPERATRIZ

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.