IMPERATRIZ – Hoje em dia, estresse em animais é cada vez mais comum e o que provoca, são situações adversas a que os bichinhos são submetidos na sua rotina. A principal delas, é a mudança de hábitos, de acordo com o médico-veterinário Carlos Andrew.
“Estresse em animais é provocado por várias situações. A mais corriqueira é a mudança de hábito. Por exemplo, o animal dorme no quarto, então o dono resolver mudar essa rotina e colocar o bicho para dormir no quintal, onde ele não está acostumado, isso provoca sofrimento”, afirma Carlos Andrew.
O médico-veterinário aconselha o proprietário, antes de promover uma mudança, a fazer uma adaptação. “Antes fazer uma mudança da rotina do animal é preparar o bichinho, mudando seus hábitos, gradativamente”, recomenda o médico que lembra, ainda, que mudanças drásticas podem provocar até um óbito.
Algumas situações que podem parecer normais, denunciam ser sintomas de estresse. O dono precisa ficar atento a algumas situações como o cão correr freneticamente ao redor da vasilha de comida, essa atitude, de acordo com o veterinário é sintoma de estresse.
Cavar, morder, morder, arranhar portas e janelas, uivar e latir, também, são consideradas atitudes que podem estar acometendo o animal ao estresse, uma doença cada vez mais comuns no mundo animal.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.