Patrimônio Imaterial

Adiada revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil para o Tambor de Crioula do Maranhão

Devido ao atraso em uma das revalidações, as outras votações ficaram para a próxima reunião.

Imirante.com, com informações do Iphan

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O processo de revalidação do Tambor de Crioula do Maranhão já recebeu o parecer favorável pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial.
O processo de revalidação do Tambor de Crioula do Maranhão já recebeu o parecer favorável pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial. (Foto: Divulgação )

BRASÍLIA - Foi adiada, pela Presidência do Iphan, a revalidação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil para o Tambor de Crioula do Maranhão, que ocorreria hoje, dia 22/07, na 96ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

A votação estava prevista para esta quinta-feira (22), às 10h30 e seria transmitida ao vivo, através do canal do Iphan no Youtube. Durante o evento, seriam votadas as revalidações de quatro bens culturais, eram eles: revalidação do Frevo (PE), da Feira de Caruaru (PE), do Tambor de Crioula do Maranhão (MA) e do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES).

Porém, devido ao atraso na revalidação da Feira de Carauru (PE), as outras três votações ficaram para a próxima reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, ainda sem data prevista.

O processo de revalidação do Tambor de Crioula do Maranhão já recebeu o parecer favorável pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial, restando apenas o último passo para a sua aprovação, que é a manifestação favorável pelo Conselho Consultivo. No entanto, em função de ter sido pautado juntamente com outros três processos, não houve tempo hábil para a apreciação e deliberação por parte do Conselho Consultivo nesta manhã. Com isso, a Presidência do Iphan decidiu pautar a revalidação do Tambor de Crioula em uma próxima reunião, a ser agendada e divulgada com antecedência.

A FUMPH segue confiantes que a revalidação ocorrerá em breve e que poderemos comemorar essa conquista para a cultura do nosso povo.

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma tradição de mais de 400 anos. A forma de expressão de matriz afro-brasileira envolve a dança circular, o canto e percussão de tambores. Pode ser realizada ao ar livre, em praças, em terreiros, ou durante eventos e manifestações. É praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Essa manifestação ocorre diversas cidades do Maranhão, nela participam as 'coreiras' (dançadeiras), que dançam sob o ritmo dos tambores e pelas toadas puxadas por tocadores e cantadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.