Cultura

Iphan realiza oficina para preservar o Tambor de Crioula do Maranhão

As inscrições podem ser realizadas presencialmente até o dia 20 de outubro, na sede da Superintendência do Iphan no Estado.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 23/10/2023 às 10h12
Iphan realiza oficina para preservar o Tambor de Crioula do Maranhão.
Iphan realiza oficina para preservar o Tambor de Crioula do Maranhão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) promoverá, no período de 23 de outubro a 3 de novembro, a primeira "Oficina de Escavação e Cobertura de Tambor de Madeira do Tambor de Crioula", na Casa do Tambor de Crioula, localizada na Rua da Estrela no Centro Histórico de São Luís. 

A ação é uma demanda dos detentores do tambor de crioula de São Luís identificada durante a instrução técnica do processo de registro do bem cultural em 2006 e conta com o apoio do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula.

A oficina, que possui carga horária de 40 horas, é destinada aos detentores do Tambor de Crioula, será uma oportunidade de compartilhamento das técnicas tradicionais de escavação e cobertura de tambores de madeira, ministrada pelos artesãos reconhecidos como mestres na arte de escavar e cobrir tambores, Werlys Cunha Santos e José Reinaldo Ramos Moraes.

O Tambor de Crioula, manifestação cultural tradicional do Maranhão, foi o primeiro bem cultural maranhense a ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2007. Após o registro no Livro das Formas de Expressão, foi instituído o Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, composto por representantes dos detentores do Tambor de Crioula, da sociedade civil e dos poderes públicos federal, estadual e municipais e que discute, delibera e acompanha a execução das ações de salvaguarda realizadas pelo Iphan.

Para a superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão, a realização da oficina cumpre um compromisso do Iphan com a política de salvaguarda voltada para o Tambor de Crioula. “É missão do Iphan proteger nossos bens culturais que são patrimônio brasileiro e o Tambor de Crioula do Maranhão é uma das mais belas expressões de nossa cultura popular reconhecida como referência cultural do nosso País. Essa ação é fruto do investimento do governo federal na preservação do nosso patrimônio cultural”, ressaltou a superintendente.

Ao final da oficina, os participantes estarão aptos a confeccionar uma parelha de Tambor de Crioula, seguindo todos os processos tradicionais, desde a escavação até a cobertura dos tambores. Está previsto para o encerramento do evento uma roda de tambor de crioula com o batizado da parelha confeccionada na oficina e entrega de certificados aos participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.