Santo Antônio de Pádua

Saiba quem foi Santo Antônio de Pádua

Na Mira, COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Santo Antônio.
Santo Antônio. (Foto: Reprodução/Divulgação )

No dia 13 de junho é conhecido pela celebração de um dos santos mais famosos do mundo, o Santo Antônio, conhecido também como Santo Antônio de Pádua, santo casamenteiro, que faleceu 13 de junho de 1231.

Segundo o Padre Manzotti, que é sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, ele foi batizado com um nome diferente do que conhecemos. “Na verdade, Antônio não era o nome que ganhou em seu nascimento e sim Fernando. Optou em mudar seu nome quando ingressou na Ordem Franciscana, em 1220”.

Grande pregador

Extremamente inteligente, Santo Antônio tornou-se responsável pela formação teológica dos irmãos do Mosteiro após conhecer São Francisco, em um encontro chamado “Capítulo das Esteiras”.

Durante o capítulo geral da ordem dos franciscanos, ele foi enviado a Roma para tratar de assuntos diretamente com o Papa Gregório IX. O Pontífice, impressionado com sua sabedoria, o chamou de “Arca do Testamento”. São Francisco de Assis o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem.

Santo Antônio foi proclamando, em 1946, “Doutor da Igreja Universal”, com o título de Doctor Evangelicus, pelo Papa Pio XII. Tal proclamação é destinada aos cristãos que se dedicam com maestria aos estudos teológicos e doutrinais da fé católica.

O significado do pão de Santo Antônio

Uma simbologia importante é que no dia 13 de junho para celebrar o padroeiro, muitas Igrejas distribuem o “pão de Santo Antônio”. A ação se dá devido ao histórico de caridade aos pobres do Santo. Em uma história popular, diz-se que um pobre bateu na porta do convento pedindo comida e Santo Antônio prontamente pegou o pão que seria a refeição dos frades e entregou a ele. Somente depois preocupou-se no que iria falar ao seu superior e quando foi a dispensa, milagrosamente, estava cheia de pães novamente.

O bolo

O bolo de Santo Antônio é uma tradição popular devido sua fama de “casamenteiro”. Não tem comprovação histórica da sua relação com o Santo. Porém, é extremamente popular, principalmente no Brasil. Em bolos enormes, espalha-se pequenas imagens do Santo pelo bolo e reza a lenda que quem encontrar ao comer o bolo, irá se casar.

Morte do santo

Em 1231, aos 36 anos, Antônio foi acometido de uma doença. Ele respirou, murmurando: "Eu vejo o meu Senhor". Era sexta-feira, 13 de junho. O Santo foi sepultado em Pádua, na pequena Igreja de Santa Maria Mater Domini, o refúgio espiritual do Santo nos períodos de intensa atividade apostólica.

Simbologia da imagem

Você sabia que existem mais de 450 tipos de imagens de Santo Antônio? Seja com o menino nos braços, conversando com os peixes ou mostrando sua ligação com a Palavra Divina, etc.

A imagem de Santo Antônio com o livro na mão significa que o santo sabe das coisas e acerta sempre quando nos sugere um caminho de vida.

Com o Menino Jesus no colo aumenta a confiança, já que o santo tem intimidade com Deus, e não o Deus juiz de vivos e mortos, mas o Deus ternura e carinho, tão bem simbolizado em uma criança de colo.

Já os lírios que o Santo segura, são símbolos de um coração sem pecado, que todos queremos.

O cordão de Santo Antônio tem três nós, que simbolizam os três votos dos franciscanos: pobreza, castidade e obediência. Mas, muitos acreditam que simboliza as virtudes dos cristãos: fé, esperança e caridade.

Simpatias

É verdade que as simpatias para Santo Antônio são muito populares, mas Padre Reginaldo Manzotti alerta: “Não castigue Santo Antônio, não o congele ou pendure de ponta cabeça. Entendo que é uma manifestação popular, porém não precisamos castigar o Santo para ele te atender. Reze, faça o seu pedido diretamente a ele e tenho certeza que ele irá interceder por você. ”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.