Em casa

Natureza pode ser aliada na diversão das crianças

Veja 10 atividades divertidas que conscientizam os pequenos sobre cuidados com o meio ambiente.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Viver em quarentena pode ser desafiador, especialmente para quem tem criança em casa.
Viver em quarentena pode ser desafiador, especialmente para quem tem criança em casa. (Foto: reprodução)

BRASIL - Em um cenário de confinamento social, que vem sendo intensamente recomendado para evitar disseminação do novo coronavírus, viver em quarentena pode ser desafiador, especialmente para quem tem criança em casa.

Os pais buscam entreter os pequenos, mas nem sempre é possível acompanhar o ritmo. Ainda mais quando não há a possibilidade de levá-los a espaços públicos, como parques, cinemas ou centros culturais.

Leia também:

Com e sem aulas on-line, mães contam como lidam com filhos em casa

Quarentena e Covid-19: o que fazer com os pequenos em casa?

Saiba o que fazer em casa com as crianças nesse período

Para a professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Márcia Marques, mesmo dentro de casa é possível trazer entretenimento para as crianças, aproximando-as da natureza e propondo atividades saudáveis.

A especialista em Conservação e Ecologia conta que, com pequenas práticas e brincadeiras, além de entretê-los, é possível abordar cuidados diários que podemos ter com o meio ambiente, mesmo dentro de casa. “São sementes que podemos colocar no imaginário, ajudando a criar memórias afetivas nas crianças, que vão crescer com essas lições de conservação ensinadas pelos pais.” A realidade urbana pode apresentar inúmeras possibilidades,

Veja algumas delas:

Acampamento: A ideia pode ser feita no quintal ou na sala. No último caso, você pode criar um cenário de floresta, utilizando vasos com plantas para ajudar a aflorar a criatividade dos pequenos.

Piquenique: Aproveite o cenário do acampamento e proponha um mini piquenique. Separe uma toalha colorida, uma cestinha e coloque dentro frutas, sucos naturais, biscoitos e alimentos novos que as crianças possam experimentar.

Caça ao tesouro sensorial: Outra brincadeira simples que pode estimular ainda mais a curiosidade e aproximação da criança com a natureza é a caça ao tesouro sensorial. Para esta brincadeira, selecione cinco ou mais elementos com texturas diferentes: liso, aveludado, áspero ou macio. Para isso, você pode usar folhas, flores e outras plantas.

Mini-horta: Quem nunca plantou um feijão no algodão? Uma das formas de incentivar a alimentação saudável e prender a atenção dos pequenos para os cuidados com a natureza é construir uma mini-horta dentro de casa. Ela pode ser feita na varanda, no quintal ou na cozinha, adaptando um espaço para pequenos vasos. Com a mini-horta, é possível ensiná-los a cuidar de cada espécie, seja plantando frutas, legumes, verduras ou ervas, além de estimular a alimentação saudável com produtos naturais plantados e colhidos pela família.

Pulseira viva: No quintal ou na varanda, podemos encontrar alguns elementos da natureza, como folhas, flores, sementes e pedrinhas. Usando uma fita adesiva, cola e esses elementos, é possível deixar a criatividade fluir com a brincadeira da pulseira viva.

Cozinhar: Outra forma de estimular a alimentação saudável e o consumo de produtos naturais é estimular que o seu filho cozinhe com você. É possível fazer lanches simples, como uma salada de frutas, que o ajudará a descobrir novos sabores e ter hábitos mais saudáveis.

Teia de aranha: Também utilizando uma fita adesiva, desenhe e construa uma teia de aranha em uma das paredes ou na porta de casa. Depois, reúna objetos leves que possam ser arremessados e que se fixem com facilidade na fita, como bolinhas de algodão, sementes, bolinhas de papel reciclado etc.

Caça às cores: Simples, esta brincadeira ajuda as crianças a identificarem e aprenderem novas cores ao seu redor. Procure opções variadas em plantas, alimentos ou bichinhos com diferentes cores dentro de casa. Eles podem se surpreender com a diversidade que existe na natureza.

Brinquedos de sucata: Quando falamos sobre conhecer e proteger a natureza, uma das formas de incentivar o cuidado é ensinar sobre a importância da reciclagem e da reutilização. Aproveitando embalagens vazias, caixas e objetos quebrados é possível estimular a criatividade das crianças montando brinquedos ou novos objetos associados a elementos naturais, como animais, pedras e plantas.

Mímica animal: Ensine aos pequenos as principais características dos animais de cada ecossistema, como as espécies aquáticas, as que vivem nas florestas ou nos desertos. Às crianças, caberá a missão de imitar um animal de cada ambiente. Impossível não se entreter e gargalhar com as imitações que podem surgir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.