Saúde bucal

Especialista aponta hábitos simples para eliminar os riscos de desenvolver cárie

A prevenção é simples e deve se basear em alimentação, escovação e consultas periódicas.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A cárie pode se manifestar nas pessoas em três tipos; veja a seguir.
A cárie pode se manifestar nas pessoas em três tipos; veja a seguir. (Foto: reprodução)

BRASIL - A doença mais recorrente nos consultórios odontológicos é tão comum quanto fácil de prevenir. A famosa cárie que se configura pela falta de higiene, hábitos alimentares ruins ou hereditariedade, pode se manifestar em três tipos.

A coronária ocorre quando a cárie se localiza na superfície dos dentes ou entre eles, já a radicular é mais frequente em pessoas de idade avançada, período da vida onde ocorre maior retração das gengivas, e por fim a cárie recorrente que costuma atingir restaurações já existentes.

Segundo o dentista Gustavo Menegucci a cárie caso não seja tratada pode evoluir para uma infecção na raiz do dente. “Nesses casos é necessário recorrer a cirurgias, tratamentos de canal ou até mesmo a extração do dente para reverter o problema”, alerta.

Como prevenir?

A prevenção é simples e deve se basear em alimentação, escovação e consultas periódicas. “A escovação deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia, preferencialmente após as refeições. Já antes de dormir, a escovação é obrigatória pois nesse período a salivação diminui, aumentando a quantidade de bactérias”, explica Menegucci.

Na alimentação, o consumo de açúcares deve ser mais reduzido pois o ingrediente é o prato preferido das bactérias. “Além disso consumir bastante água ajuda a aumentar a salivação, que equilibra o pH da boca e o transforma em um enxaguante natural do organismo”, aponta.

Outro hábito alimentar que pode ajudar a prevenir o problema é aumentar a ingestão de cálcio. A substância reforça a estrutura dos dentes, aumentando assim a proteção contra cárie. “Laticínios e vegetais de folhas verde-escuras devem ser incorporadas na rotina alimentar para garantir a integridade dental”, recomenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.