Ceará Natal de Luz

Conheça o brilho do Natal acalorado e com neve de Fortaleza

Ceará Natal de Luz começou dia 23 de novembro e segue até 23 de dezembro.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

FORTALEZA (CEARÁ) – A capital cearense é bastante conhecida pelo verão, sol, praias e como portal de entrada para destinos paradisíacos no próprio Estado do Ceará. Fortaleza concentra importantes eventos que fazem com que o Turismo se impulsione cada vez mais.

O aumento no PIB do Turismo de Fortaleza demonstra a potência que o destino se tornou. O número de passageiros em voos, segundo a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), foi de 5,9 milhões em 2017, com previsão de encerrar 2018 com o total de 6,7 milhões.

Os números comprovam o fluxo turístico que é possível notar ao longo do ano. O Carnaval de Fortaleza, por exemplo, é uma festa de grande movimentação nos terminais de entrada da capital, seja terrestre ou aéreo. E o folião que ficou com gosto de quero mais pode retornar no Carnaval fora de época, o famoso Fortal.

O São João é outra época de muito fluxo de turistas na cidade, quando apreciam o folclore, shows e a culinária regional. Tem ainda os eventos Iron Man e Rally dos Sertões, que atraem uma massa de amantes de esporte.

Natal de Fortaleza tem espetáculo com neve. Foto: Falcão Junior
Natal de Fortaleza tem espetáculo com neve. Foto: Falcão Junior

Ceará Natal de Luz

A noite de Fortaleza recebe um banho de brilho e fantasia no período entre 23 de novembro e 23 dezembro com o Ceará Natal de Luz. O evento, realizado pela CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, se inspira na Campanha da Fraternidade que tem como tema neste ano de 2018 “Fraternidade e superação da violência” para promover uma cultura de paz, de reconciliação e de justiça. Com o lema “Somos luz. Somos da paz”, o Ceará Natal de Luz busca reavivar o sentimento do amor e da ética para superar a violência.

Veja também: Crianças de projeto social vencem barreiras e dão voz ao Natal do Ceará

No Centro da cidade, uma multidão se reúne todos os anos para ver a Árvore de Natal ser acesa, esperar a chegada do Papai Noel, apreciar o Coral da Luz e, desde o ano passado, se encantar com a neve por toda a praça.

Árvore de Natal da praça do Ferreira, em Fortaleza.
Árvore de Natal da praça do Ferreira, em Fortaleza.

Neste ano de 2018, aniversário de 60 anos do Cineteatro São Luiz, a riqueza da arquitetura do edifício cede seus pomposos detalhes no estilo art-déco à decoração do Ceará Natal de Luz. As formas geométricas e lineares são traços marcantes no interior do cine. Os arabescos de seus corrimões e grades, as pétalas de seu rebuscado teto e seus imensos lustres de cristais foram referências inspiradoras para a concepção do design das árvores de Natal.

Duas árvores de Natal foram acesas este ano: na Praça do Ferreira e na Praça Portugal. Nas sacadas do Hotel Excelsior, o Coral da Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, emociona o público durante 30 dias, sempre às 18 horas, com canções natalinas.

Foto: A chegada do Papai Noel é um dos momentos mais aguardados.
Foto: A chegada do Papai Noel é um dos momentos mais aguardados.

Vale ressaltar o incentivo à conscientização ambiental neste período, quando a população pode trocar garrafas plásticas por mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, e outras. Para 2018, a previsão é distribuir 100 mil mudas.

Este é o Natal cheio de luz e magia da capital cearense, que busca tornar a data um atrativo a mais para o Turismo. “A gente pode trabalhar e transformar cada vez mais o Natal de Luz do Ceará em um produto turístico da cidade de Fortaleza, um diferencial na decisão de milhares de pessoas que pensam em vir para o Nordeste neste período”, vislumbra o secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros.

“Essa paz que nós falamos é a paz internalizada no seu coração e na sua conscientização. Não é a paz da força pública. E nesse ano, começamos a fazer a apresentação do Natal de Luz nos terminais de ônibus, que é o local por onde as pessoas passam quando estão indo para suas casas, nesse horário de cinco e seis horas, e levarão esta mensagem de paz com elas”, frisa o presidente da CDL de Fortaleza e coordenador geral do evento, Assis Cavalcante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.