Ceará Natal de Luz

Crianças de projeto social vencem barreiras e dão voz e alegria ao Natal do Ceará

A 22ª edição do Ceará Natal de Luz começou na sexta-feira (23).
Neto Cordeiro/Imirante.com27/11/2018 às 10h50

FORTALEZA (CEARÁ) – Em um bairro da periferia de Fortaleza, Bom Jardim, mais de 100 crianças convivem de forma um tanto diferenciada das demais. Selecionadas a partir de critérios como idade e desempenho escolar, elas têm chances que outros pequeninos da região não têm.

Coral da Luz emociona Fortaleza (CE).

Foto: Falcão Júnior

Quando não estão na escola, estão desenvolvendo alguma atividade cultural, esportiva ou artística. A Associação Nossa Casa Mãe África (Ancma), há 11 anos, se compromete em manter as crianças longe do mundo perverso e tentar retirá-las da situação de vulnerabilidade social.

Muitas crianças poderiam estar na rua. Elas vêm para cá e isso aqui é uma bênção.

Fundada pelo pernambucano Carlos Venerando, a instituição cumpre importante papel social na comunidade. “Por aqui já passaram de 500 a 1.000 crianças nesses anos. Perdi pelos menos umas três para o mundo. Mas muitas estão formadas e retornam aqui com saudades”, conta.

Segundo ele, o baixo nível de formação dos pais e, consequentemente, baixa renda, além da falta de assistência do Estado do Ceará dificultam o trabalho da associação, mas com o apoio das mães e da iniciativa privada, eles conseguem garantir a dignidade e felicidade de dezenas de meninos e meninas.

“Muitas crianças poderiam estar na rua. Elas vêm para cá e isso aqui é uma bênção. Elas se sentem animados, sou grata”, declara Gardênia Maria, dona de casa e mãe de uma menina que compõe o quadro de alunos.

Vozes do Natal Cearense

Há oito anos, estas mesmas crianças se enchem de esperança e fazem ressoar o espírito natalino por meio de suas vozes, no Coral da Luz. Com a orientação da professora de Música Hanna Cecília, os pequenos fortalezenses desenvolvem um espetáculo que culmina em apresentações no Ceará Natal de Luz.

“Quando eu soube que iria participar do coral do Natal de Luz, eu disse: não acredito. Eu quero ficar aqui pra sempre. Se me demitirem, eu não saio”, brinca a professora.

Tradicionalmente, o Coral da Luz canta hinos e músicas natalinas durante 30 dias, sempre às 18 horas, nas sacadas do Hotel Excelsior, primeiro "arranha-céu" ainda de pé da capital cearense.

Apresentação do Coral da Luz no Hotel Excelsior.

Foto: Falcão Júnior

Conheça o Ceará Natal de Luz

A 22ª edição do Ceará Natal de Luz começou na sexta-feira (23), com um grande espetáculo na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A programação do evento natalino segue até o dia 23 de dezembro em mais dois pontos da capital cearense, a Praça Portugal, no bairro Aldeota, e o Cineteatro São Luiz, também no Centro.

Mais uma vez, o evento, realizado pela CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, se inspira na Campanha da Fraternidade que tem como tema neste ano de 2018 “Fraternidade e superação da violência” para promover uma cultura de paz, de reconciliação e de justiça. Com o lema “Somos luz. Somos da paz”, o Ceará Natal de Luz busca reavivar o sentimento do amor e da ética para superar a violência.

Abertura do Ceará Natal de Luz, no Centro de Fortaleza.

Foto: Falcão Júnior

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2018 - Todos os direitos reservados.