Cultura popular

Premiação fortalece expressões culturais populares brasileiras

Serão premiadas iniciativas como cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o cortejo de afoxé, o bumba-meu-boi e o boi de mamão, entre outros.

Na Mira, com informações do Ministério da Cultura

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
As iniciativas foram analisadas por uma Comissão de Seleção que avaliou critérios como contribuição sociocultural.
As iniciativas foram analisadas por uma Comissão de Seleção que avaliou critérios como contribuição sociocultural. (Foto: reprodução)

BRASIL - Foi divulgado, nessa segunda-feira (22), o resultado do Prêmio Culturas Populares 2018, que premiará 500 iniciativas culturais populares vencedoras, em todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Na edição deste ano, o valor da premiação passou de R$ 10 mil para R$ 20 mil. A edição atual ainda incluiu a inscrição de novos arranjos da cultura popular, como a aparelhagem e a guitarrada. Também foram permitidas a participação de indígenas, ciganos, capoeiristas e ações de hip hop.

Leia também: Iphan abre edital para instrução do forró como Patrimônio Cultural

Serão agraciados 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 192 para iniciativas de grupos sem Cnpj; 77 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 11 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam), totalizando 500 prêmios.

"O formato deste edital permitiu uma isonomia regional, onde todas as regiões foram representadas e reconhecidas. Além disso, não só as culturas populares tradicionais foram reconhecidas, como também as manifestações dos novos arranjos, das inovações culturais", avalia a secretária de Diversidade Cultural do MinC, Magali Moura.

O objetivo da iniciativa é fortalecer as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o cortejo de afoxé, o bumba-meu-boi e o boi de mamão, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.