Estado de saúde

Quadro de saúde de Ziraldo segue estável após AVC hemorrágico

Ziraldo é o criador do personagem Menino Maluquinho.

Douglas Corrêa / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Ziraldo foi internado nessa quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.
Ziraldo foi internado nessa quarta-feira (26), no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução / Internet)

RIO DE JANEIRO - O cartunista e escritor Ziraldo, de 85 anos, permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Cardíaco, em Botafogo, e seu estado de saúde segue estável, de acordo com boletim médico divulgado hoje (27).

Leia mais: Ziraldo sofre AVC e está internado em estado grave no Rio

Ziraldo deu entrada ontem (26) à tarde no hospital, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e seu estado de saúde é considerado grave pela equipe médica.

Preso político

Além de cartunista e escritor, Ziraldo é pintor, dramaturgo e jornalista. Ele foi um dos fundadores do jornal o Pasquim, que fez muito sucesso e humor crítico durante o regime militar.

No dia seguinte à edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), editado no dia 13 de dezembro de 1968 durante o governo do general Costa e Silva, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana por ser considerado um “elemento perigoso”.

Literatura

Entre as crianças, Ziraldo ficou famoso com o personagem Menino Maluquinho, criado nos anos 1980, campeão de vendas em livro e de público nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

Na TV Brasil, os 26 episódios do programa Um Menino muito Maluquinho foram apresentados ao longo de 2006. O cartunista e escritor ainda apresentou o ABC do Ziraldo durante cinco temporadas. Foram 189 episódios onde o tema era sempre incentivar jovens e crianças ao hábito da leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.