Mulher

Cinco procedimentos estéticos para uma pele mais bela

Conheça todas as novidades no mundo da estética.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(google)

Quando o assunto é vaidade feminina e masculina existem diversos truques que podem ser utilizados para esconder as marcas do tempo sobre a pele. Hidratação, cremes milagrosos que prometem uma pele jovem, receitas caseiras para acabar com as rugas, maquiagem para camuflar os pés de galinha. Mas nem todos esses métodos são capazes de preservar a juventude e tratar os inimigos da pele. Segundo a dermatologista Miriam Sabino, diversos fatores podem contribuir para o envelhecimento cutâneo. “Com o decorrer dos anos é normal diminuir a capacidade das células de se renovar, reduzindo a produção de fibras de colágeno e elastina – responsáveis pela firmeza e tonicidade da pele. A perda dessas substâncias favorece para que a pele se torne mais flácida e com rugas finas”, explica.


Outros fatores como não aplicar o protetor solar, manter uma alimentação desequilibrada e fumar, acelera o envelhecimento da pele. A partir dos 25 anos a pele começa a perder o colágeno, os cuidados com a pele devem ser redobrados nessa fase para retardar o aparecimento de rugas, pés de galinha, bigode chinês, linhas de expressão, entre outros problemas estéticos que envelhecem a pele. “Apesar de existir diversos tratamentos para rugas, pés de galinha, é importante que a mulher faça uma avaliação para que o médico possa indicar o melhor tratamento”, ressalta Caroline Tavares, esteticista.


Confira alguns tratamentos para o rejuvenescimento descritos pela especialista :
1-TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica (BOTOX) atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha").
APLICAÇÃO E RESULTADO DO BOTOX
A aplicação da toxina deve ser realizada apenas por médicos e pode ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. "Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente”, afirma a dermatologista.
Ao ser injetada na face, a toxina bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos impedindo a contração muscular. “Os resultados podem durar até seis meses, dependendo do organismo de cada um”, frisa.


2- PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO
Com objetivo de reverter o envelhecimento cutâneo, o ácido hialurônico – em sua forma industrializada – pode ser utilizado de maneira simples, segura e eficaz para preenchimento de rugas e reposição da perda de volume. O efeito é muito natural e dura aproximadamente um ano (pode haver variação de indivíduo para indivíduo). O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para aumento de volume e contorno dos lábios, para preenchimento de rugas, depressões, sulcos – nasogeniano e labiogeniano (bigode chinês) – pés de galinha e dos famosos “códigos de barra”.
“O acido hialurônico tem a capacidade de preencher o espaço entre as células e ao mesmo atrair água para o local em que foi aplicado. A sua aplicação melhora não só as rugas como também a hidratação da pele”, explica a médica.


3- RADIOFREQUÊNCIA PARA FLACIDEZ FACIAL
Radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, rugas, linhas de expressão, gordura localizada, celulite e estrias.
Como funciona a radiofrequência?
O aparelho eleva a temperatura da pele e do músculo para aproximadamente 42ºC e isto acelera contrai o colágeno existente e aumenta a produção de mais fibras colágeno dando mais sustentação e firmeza à pele. Os resultados podem ser observados logo na primeira sessão e o resultado é progressivo.


4- PEELING (ÁCIDO RETINÓICO)
O peeling químico utiliza diversos ácidos que promovem a descamação da pele. Um dos ácidos utilizados neste tratamento é o ácido retinóico. Ele é indicado para tratar os sinais do tempo como rugas e manchas. O peeling com ácido retinóico deve permanecer na pele durante seis horas e depois deve ser feita sua retirada com água e sabonete neutro. Após três dias ocorrerá a descamação da pele. Os resultados podem ser observados no primeiro mês de tratamento.


5-SCULPTRA
SCULPTRA é um estimulador de colágeno que devolve gradualmente a firmeza e a tonicidade da pele, mantendo a pele mais jovem por muito mais tempo!!! Ele é composto de Ácido Poli-L-lático (Sculptra), que em contato com o subcutâneo e a derme profunda da pele, faz com que o próprio organismo produza o colágeno perdido com o passar dos anos. A diferença do ácido L-polilático para as outras formas de preenchimento está no combate à flacidez. A indicação do produto é para pacientes acima dos 40 anos. A substância deve ser aplicada em vários pontos diferentes do rosto, em formato de rede, enquanto as outras substâncias são aplicadas diretamente nas rugas.
Os resultados permanecem por 2 anos aproximadamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.