Beleza

Truques de maquiagem que combatem a ação do tempo

Os cosméticos e procedimentos que são seus amigos.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(google)

É a partir dos 35 anos que a pele começa a perder a famosa proteína essencial para manter a saúde e a firmeza da pele, o colágeno. Pesquisas apontam que a partir dessa idade ocorre uma perda de colágeno por volta de 1% por ano, e aos 50 o corpo passa a produzir apenas uma média de 30% do que é necessário para o organismo. O resultado é uma pele seca, enrugada, fina e flácida.


A boa notícia é que além de repor o colágeno pela alimentação e suplementos, a maquiagem continua sendo uma boa e velha aliada de quem pretende dar uma rejuvenescida no visual sem ter que apelar para o bisturi. “Conforme os anos vão passando, as mulheres ficam cada vez mais empenhadas em parecer mais jovens, mas a maioria esquece que não são só as roupas ou acessórios que ajudam. Na hora de fazer a maquiagem também é bom prestar atenção em alguns truques que rejuvenescem”, conta a empresária e micropigmentadora Vanessa Silveira, mestra em Micropigmentação Fio a Fio 3D.


Livre-se das olheiras


O primeiro passo é se livrar das olheiras. Elas deixam o rosto pesado, com um ar cansado e envelhecido. Evite o pó, que tende a acumular nas linhas finas, e aposte em corretivos e bases líquidas, que se usados com moderação não evidenciam as linhas de expressão; e primers, que suavizam as pequenas imperfeições, como linhas, rugas e manchas. Mas quando nem esses produtos dão mais jeito, é hora de recorrer a técnicas mais modernas. A maquiagem semipermanente, a chamada micropigmentação, pode ser uma saída.

“Essa é uma técnica nova, que eu mesma desenvolvi recentemente. Ela envolve a implantação de pigmentos sob a epiderme para cobrir as olheiras. Seria o mesmo efeito obtido com um corretivo, mas bem mais uniforme, natural e com melhores resultados em relação à durabilidade”, explica Vanessa.


Boca suave e natural


Batom escuro é lindo, mas, infelizmente, envelhece e ninguém quer ganhar uns anos de brinde. Quanto mais as cores que você usar forem abertas e claras, mais jovem vai parecer. “As cores escuras tendem a evidenciar as rugas que surgem ao redor dos lábios e que deixam a boca menor e com um ar envelhecido”, diz a micropigmentadora. A estratégia nesses casos é preferir os batons mais rosados, de tom coral, alaranjado ou vermelho. E sempre com efeito mate, para não correr o risco de escorre nas linhas finas. Segundo Vanessa, no entanto, algumas rugas podem ser escondidas com uma boa maquiagem, porém, casos extremos de rugas profundas não ficam tão bem “escondidos” e necessitam de tratamentos diferenciados. Com a técnica da micropigmentação, por exemplo, é possível minimizar esse tipo de ruga, definindo melhor os traços e contornos da boca feminina.


“Nesse caso a técnica da micropigmentação labial pode ser indicada para reverter o aspecto de lábios finos, linhas e sulcos bem marcados, além de minimizar as rugas ao redor da boca. É possível valorizar o contorno natural, corrigir assimetrias entre o lado esquerdo e o direito e, consequentemente, rejuvenescer”, garante a especialista.


Bochecha


O blush, além de dar um ar saudável ao rosto (e que faz toda a diferença no make), ele ainda disfarça a palidez, dando um ar mais jovem e menos cansado. Para as mulheres mais velhas, o blush tem que estar no local certo, nada de puxar muito para a lateral. O ideal é apenas aplicá-lo nas maçãs do rosto, na parte superior. As cores mais indicadas são o rosado, pêssego, cereja ou de leve cor amarronzada, para dar a ideia de um rubor natural.
Com a micropigmentação também possível ter esse aspecto saudável e jovem todos os dias. A técnica é rápida, em 40 minutos se faz as duas bochechas, necessitando de apenas uma sessão; pode ser feita em qualquer tipo de pele; e não dói nada. “Passo um anestésico no momento da aplicação que deixa o processo totalmente indolor. Além disso, a micropigmentação da bochecha é mais superficial que a da sobrancelha ou do olho, por exemplo, para que não fique carregado demais na cor. Tem que ficar suave para parecer o mais natural possível”, explica a empresária.


Novidade no Brasil, a micropigmentação de blush também leva em conta, além do gosto da cliente, algumas dicas importantes para a cliente não se arrepender depois, como as cores mais indicadas para cada tom de pele e idade. Para as peles brancas, por exemplo, Vanessa Silveira indica os tons alaranjados; para a amarela, os melhores são os tons rosados; para a morena, tons rosados e bronze; já para a negra, tons mais escuros, como bronze, alaranjados ou marrons. “Mas é tudo muito conversado entre a equipe e as clientes para que o resultado final fique do agrado delas”, conta.


Sobrancelhas menos marcadas
Tudo que "pesa" no visual envelhece, por isso, opte sempre por uma sobrancelha o mais natural possível. Além disso, é preciso também se preocupar em deixá-la sempre uniforme. Uma sobrancelha mal feita, com falhas, fios desalinhados ou com um formato inadequado para o rosto pode envelhecer qualquer um. “Se o design da sobrancelha for feito de acordo com o rosto da pessoa, ela pode aparentar até dez anos a menos. A sobrancelha deve estar bem preenchida, mas não marcada e escura exageradamente, pois se estiver com poucos pelos, a atenção dos olhares passa para as rugas e olheiras da região”, diz a especialista.


Vanessa diz que esse é hoje o seu grande desafio: corrigir todos os probleminhas que possam ter na sobrancelha, mas de uma forma que a deixe o mais natural possível. Para isso, aperfeiçoou a técnica da micropigmentação das sobrancelhas e chegou ao método fio a fio 3D que imita os “pelinhos” da região. “É tão 
natural que se torna difícil para a própria cliente distinguir qual é 
o pelo dos fios criados pela maquiagem semidefinitiva.
 São desenhados fios finíssimos em tamanhos, cores e formas seguindo a linha natural da cliente criando um efeito tridimensional”, garante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.