Bem-estar

Musculação e dores na coluna, saiba mais sobre o assunto

Veja como não sofrer com este tipo de dor.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

Seja para emagrecer ou para definir a musculatura, muitos recorrem às academias para praticar musculação. De fato, praticando os exercícios de peso e com regularidade é possível adquirir um corpo invejável por homens e mulheres. Mas você sabia que quando os exercícios são praticados em posição inadequada pode causar dores nas costas?

O médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil, explica que qualquer deslize nos exercícios de força pode agravar no acometimento de lesões nas costas. “Essas lesões podem evoluir para os denominados abaulamentos discais, que é uma consequência da degeneração dos discos intervertebrais da coluna”, diz.

Efeitos na coluna

A princípio o praticante pode sentir leves dores na região lombar, que podem se irradiar para outras partes do corpo como braços e pernas. “Nos programas de treinos é comum que os praticantes realizam movimentos repetitivos com excesso de peso. Contudo, se a atividade for exercida erroneamente, pode causar um desgaste das cartilagens da coluna vertebral, levando a problemas como hérnias de disco e modificações nas curvaturas normais das costas”, descreve Melo.

Outro problema é que a pratica incorreta dos movimentos de flexão e de torção da coluna podem evolucionar para espondilolisteses, que é quando acontece um deslizamento de determinada vértebra sobre outra. “Todos os exercícios devem ser realizados com a coluna vertebral em alinhamento para evitar as lesões. É importante que o treino seja acompanhado por um professor ou preparador físico para que ele indique a melhor forma de praticá-lo, sugere o neurocirurgião.

Não ignore a dor!

É importante ressaltar que o aparecimento de dores na região lombar após a prática de atividades físicas não deve ser ignorado, pois é um sinal de que algo não vai bem na coluna. “Muitas vezes as lesões se agravam pela falta de diagnóstico precoce e devido tratamento. Se a dor permanecer por mais de três meses o ideal é buscar um especialista e evitar a automedicação, pois elas atuam apenas diminuindo a intensidade das dores e não trata o problema devidamente”, alerta Paulo.

Existem diversas técnicas minimamente invasivas para o tratamento das dores nas costas. Contudo, o procedimento será recomendado de acordo com o grau da lesão. “O tratamento deve iniciar o quanto antes para evitar danos maiores na coluna vertebral”, finaliza Melo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.