Beleza

Confira os alimentos que prolongam o seu bronzeado

Veja como botar a "cor do pecado" no seu prato.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

O verão começa a se aproximar e o sol forte só contribui para você pegar aquele bronzeado. Porém, ficar horas expostas ao sol sem proteção pode resultar um efeito contrário e, ao invés de permanecer com a cor do verão, você corre o risco de ter uma bela insolação ou ficar muito vermelha como um camarão. O excesso de sol pode trazer sérios danos á saúde da pele como o câncer de pele, no entanto, com medidas simples, é possível conseguir uma bela cor sem prejudicar a pele. A exposição aos raios UVA e UVB exige cuidados principalmente com a alimentação. Manter uma alimentação balanceada, beber bastante água não só contribui para a hidratação do corpo como também podem ajudar a prolongar o efeito do bronzeado.


Segundo o Nutrólogo André Veinert, a alimentação é o primeiro passo para quem deseja permanecer com a pele bronzeada no verão. “Alimentos ricos em betacaroteno estimulam a produção da melanina, pigmento responsável pela cor da pele, sendo assim um dos alimentos mais cotados para manter o bronzeado”, explica.
Para garantir o bronzeado perfeito no verão, é necessário consumir esses tipos de alimentos diariamente. “A maioria desses alimentos proporcionam uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca por serem antioxidantes e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol”, afirma o nutrólogo.


Qualquer tipo de pele pode se beneficiar de uma alimentação equilibrada associada a uma boa hidratação. “Manter o hábito de beber água evita a desidratação e ainda ajuda a conserva os nutrientes prolongando o bronzeado”, disse o Dr.André. Na praia ou na piscina você pode apostar na água de coco, sucos de frutas para manter o corpo hidratado. Mas lembre-se que nenhum desses líquidos deve substituir a água.

Pele bronzeada e saudável no verão
Agora você não precisa ficar mais “torrando” no sol para conseguir um bronzeado, basta seguir uma alimentação rica em betacaroteno para ter a cor do verão. “Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno e os mais indicados para manter o bronzeado. O ideal é consumi-los 20 dias antes de tomar sol”, aconselha o especialista. O nutrólogo André Veinert revela quais são esses alimentos:


Legumes e verduras ao seu favor
Anote e inclua em sua listinha do supermercado: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura e pimentão. Nos vegetais: agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.


Frutas são indispensáveis
Mamão, caqui e manga são fortes aliados da cor do verão. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã é uma ótima opção para aproveitar os benefícios do betacaroteno. “O ideal é consumir de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes”, sugere o nutrólogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.