Pele saudável

Sofre com os poros abertos? Saiba como fechá-los

O problema é causado em peles oleosas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

Não há prime, base e pó compacto que dê jeito! Imagine: você está a algumas semanas de um evento importante, como a formatura da sua melhor amiga ou aquele show que está badalando a cidade cujo cantor é o seu favorito e você precisa de uma solução que deixe seu rosto rosado, liso e sem aqueles furinhos que marcam sua feição, os poros dilatado. Esse é um problema causado em peles oleosas, consequência da produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas que atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A herança genética é o principal causador da pele oleosa, mas, outros fatores também contribuem para o excesso de oleosidade que, consequentemente, dilatam os poros. “Excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas”, afirma a médica esteta, Dra Maria de Belém. Para ter a “pele de bebê”, fase da vida onde os poros são minúsculos, o Na Mira contou com a ajuda da especialista e preparou algumas dicas.

São cuidados estéticos que intensificam o embelezamento de festa, aquele do tipo que tem resultados rápidos. Ao contrário dos tratamentos dermatológicos convencionais, que são longo, constam de várias fases compostas de cremes variados, as técnicas da medicina estética são capazes de disfarçar e amenizar os poros dilatados em algumas sessões. O resultado é uma pele radiante para ‘aquele’ evento.

A vez dos peelings! A médica explica que eles são ideais para solucionar o incômodo dos poros dilatados e há vários tipos do processo no mercado da beleza. O Peeling de Cristal, feito no tratamento de remoção de manchas e cicatrização de acnes é usado também para fechar os poros. O Peeling de Diamante, por sua vez, realiza uma esfoliação rejuvenescedora, reduz poros dilatados e minimiza rugas finas. “São necessárias sessões com intervalos de uma ou duas semanas“, afirma a doutora Maria de Belém sobre o respeito ao intervalo de uma sessão para outra, o procedimento deve ser feito por especialistas.

Como a intenção é fechar os poros e tratar a oleosidade, sempre caem bem limpezas faciais, apropriadas e periódicas, para acabarem com o acúmulo de impurezas, células mortas e cravos. No verão, época que a dilatação dos poros é mais frequente devido ao suor, é recomendável intensificar o uso do protetor solar, e detalhe, em gel (para peles oleosas), porque não possui óleo em sua fórmula, retira a oleosidade excessiva da pele oleosa, proporcionando um toque seco. Com todas essas orientações, a pele, assim tratada, é hora de subir no salto e aproveitar a festa. Só não esqueça que a noite acaba com o uso do demaquilante, indispensável antes de dormir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.