BRASIL - Em uma transmissão ao vivo em seu Instagram, nesta quarta-feira (28), a atriz Ludmila Dayer, conhecida por interpretar Joana na sétima temporada de "Malhação", revela diagnóstico de esclerose múltipla. A atriz deu detalhes de como descobriu e controla a doença.
Segundo Ludmila, a doença foi causada pelo EBV (Vírus Epstein-Barr), também chamado herpesvírus humano 4, é um vírus da família da herpes, um dos vírus mais comuns em humanos, caracterizado pela infecção pela transferência oral de saliva. De acordo com o Ministério da Saúde, a esclerose múltipla atinge cerca de 30 mil pessoas no Brasil. A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central.
Dayer contou que entre os sintomas, sentia seu corpo "esquisito", mesmo praticando esportes e tendo uma vida saudável. "Era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde", disse na transmissão. "De repente, meu corpo começou a ficar esquisito."
Mesmo com sintomas desde 2020, como perda da cognição e visão e muita fraqueza, Ludmilla apenas chegou ao diagnóstico no início deste ano. "Meu mundo caiu", disse. "Eu comecei a estudar o que eu tinha e comecei a desmistificar muita coisa em relação a doença", disse a atriz.
Saiba Mais
- Musa dos anos 1990, Andie MacDowell revela dolorosa batalha de saúde
- Passageira de viral no avião diz temer pela sua segurança
- Margot Robbie e Tom Ackerley celebram nascimento do primeiro filho
- Mulher acusa produtor musical Metro Boomin de estuprá-la
- Chris Brown é acusado de estuprar e drogar mulher em iate de Diddy
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.