BRASIL - A ativista indígena gaúcha Rosane Mattos Kaingang está sendo homenageada no serviço de busca mais usado no mundo, nesta sexta-feira (3). A página inicial do Google homenageou a ativista com uma ilustração por ser reconhecida mundialmente como defensora dos direitos dos povos indígenas do Brasil.
A homenagem foi feita em forma de Doodle, que para o Google representa uma alteração especial por um período de tempo do logotipo principal das páginas iniciais da plataforma para comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis.
Rosane Kaingang nasceu no Rio Grande do Sul, e faleceu em Brasília em 2016, aos 54 anos, vítima de um câncer. A ativista se destacou por ser a primeira mulher indígena a assumir uma coordenação geral na Fundação Nacional do Índio (Funai), e também por ser uma das fundadoras do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil (Conami) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), no ano de 2009.
No vídeo divulgado pelo Google com a história de Rosane, a empresa enfatiza a luta incansável da ativista pelos direitos dos povos originários do Brasil. "Trabalhou incansavelmente na luta pelos direitos nativos. Ela é uma orgulhosa representação para a comunidade indígena e viveu a sua vida a serviço dos movimentos indígenas", diz a empresa.
Saiba Mais
- Sete anos sem Papete: missa é realizada em homenagem ao cantor maranhense
- UFMA distingue personalidades que contribuem para a educação e cultura do estado com a entrega da Medalha Sousândrade
- Prefeitura de São Luís homenageia pregoeiros com monumentos na Praça Nauro Machado
- Família de Milton Gonçalves prepara documentário sobre vida do ator
- Pintura homenageia menina morta durante perseguição entre facções em Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.