Dicas do nutricionista

Saiba como retomar a rotina de treinos após o Carnaval

O especialista em nutrição Leone Gonçalves diz como pequenas práticas podem fazer você encontrar o equilíbrio.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Depois do Carnaval, é chegado o momento de começar a correr atrás do “prejuízo”.
Depois do Carnaval, é chegado o momento de começar a correr atrás do “prejuízo”. (Foto: divulgação)

BRASIL - Após dias intensos de folia e agito, é normal sentir um certo desânimo no pós-carnaval, seja pela exaustão física ou pelo desânimo de saber que os dias de curtição acabaram e só vão se repetir no próximo ano. Contudo, depois desse período, é chegado o momento de começar a correr atrás do “prejuízo”.

O nutricionista e preparador físico Dr. Leone Gonçalves revela que, embora seja difícil voltar ao ritmo de dieta e exercícios após o carnaval, isto é importante e necessário: “a dieta não deve ser apenas um projeto para o carnaval, mas, sim, algo para a vida. Com o auxílio de um profissional, é possível encontrar uma forma de se alimentar bem sem fazer loucuras e isso é fundamental para encarar o pós-carnaval sem sofrer”.

Em meio a tantas as dietas e receitas ditas infalíveis amplamente divulgadas, o especialista aponta que muitas pessoas ficam perdidas sem saber como retornar ao ritmo certo. Contudo a resposta reside na simplicidade: “depois de viver dias de tanta liberdade e animação é difícil querer voltar à rotina. Após o carnaval, pode surgir uma auto cobrança, mas para se manter saudável basta fazer pequenas mudanças no dia a dia”.

Acompanhe agora as dicas do Dr. Leone Gonçalves que vão evitar que você se estresse ao tentar ter um estilo de vida saudável pós carnaval:

  • Reduza alimentos que aumentem a ansiedade, como o açúcar refinado e a cafeína a noite;
  • Forneça ao corpo alimentos que te dão energia ao longo do dia, como frutas de baixo índice glicêmico, ou seja, que não sobem muito a glicose, como: maçã, pera, ameixa, morango. Consuma também proteínas e gorduras boas;
  • Coma devagar, prestando atenção, com inteligência e critério e não deixe tentações à vista.

Receita pós carnaval

Uma boa dica do nutricionista é começar o dia com um suco verde vitaminas e ter mais energia logo pela manhã, e durante o dia aumentar o consumo de carnes brancas, ovos, legumes, verduras e frutas: “assim fica mais fácil fica retomar a rotina. Para voltar a acelerar o metabolismo, é preciso ir aos poucos, com um pouquinho a mais de atividade física por dia, o que vai ajudar a retomar os treinos”, explica.

Outra indicação é focar na hidratação, seja com água ou com água aromatizada. “O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de líquido, por isso, é importante sempre repor líquidos que você perde. Além de ajudar a hidratar, a água tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos como rim, intestino, coração e pulmões”, afirma.

Hidratação na medida

Para saber quanto de água beber, faça o cálculo. O Dr. Leone explica que você deve multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal: Por exemplo, uma pessoa de 70kg deve tomar 2,4 litros de água (11-12 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia). Uma boa hidratação garante melhora da pele e do metabolismo, reduz a fome, diminui o cansaço e sonolência ao longo do dia, melhora funcionamento do intestino e diminui o inchaço, além de promover a eliminação de toxinas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.