Visão

Lentes de contato: especialista mostra benefícios e cuidados

Oftalmologista explica como usar corretamente e alerta para riscos da falta de higiene.

Com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Lentes são usadas para vários tipos de correções na visão e também para a estética
Lentes são usadas para vários tipos de correções na visão e também para a estética (Foto: Reprodução Internet)

SÃO LUÍS - Não dá para reclamar da falta de opções de óculos. São várias cores, marcas, tamanhos e formatos. Mas mesmo com a grande variedade, muita gente opta pelas lentes de contato por achar menos incômodo e mais discreto. Na hora de usar, porém, é preciso adotar alguns cuidados no dia a dia.

De acordo com Emilio Moure, médico oftalmologista do Hapvida Saúde, as primeiras lentes surgiram em 1930 e eram duras e desconfortáveis. Atualmente, com a evolução e descoberta de novos materiais na fabricação, elas se tornaram muito mais seguras e confortáveis.

Hoje em dia, elas são usadas para vários tipos de correções na visão e também para a estética. “Existem casos específicos, como no Ceratocone, onde uma distorção na curvatura da córnea não permite uma boa correção com óculos, mas com lentes específicas podemos ter um ótimo resultado. Existem as indicações estéticas, onde as lentes coloridas podem trazer novas cores aos olhos. De uma forma geral, as lentes podem contribuir para a autoestima e facilitar a prática de esportes, além de melhorar no campo de visão”, explica o especialista.

Quem quer adotar, porém, precisa ter alguns cuidados. Segundo Moure, o principal deles se refere a higiene pessoal. Não dormir com a lente, por exemplo, é importante, assim como não lavá-la com água da torneira, por causa do risco de infecção, evitar também locais muito poluídos e manuseá-la com as mãos limpas. Ele conta, ainda, que existem produtos específicos para limpeza e conservação.

O oftalmologista alerta para o tempo de validade. “Cada tipo de lente tem seu tempo correto de descarte. Existem lentes de troca anual, mensal, quinzenal ou até para descarte diário. É muito importante que o paciente respeite esse período, lembrando que o estojo também deve ser mudado a cada seis meses pelo menos. O uso das lentes por períodos maiores que o recomendado pode trazer graves riscos de contaminação ou infecção”, afirma Moure.

A pedagoga Abigail Martins usa lentes de contato há mais de 10 anos e, eventualmente, os seus olhos ficam avermelhados, isto quando esquece de retirá-las ou não faz a higienização adequada. Apesar do relato de irritação, ela diz que prefere os problemas momentâneos do que usar óculos diariamente. “Detesto óculos, não consigo me acostumar com eles. A lente me dá mais liberdade até mesmo na hora de sair durante a noite, usar uma maquiagem. É algo de que não abro mão”, conta.

Mesmo com as lentes, o especialista afirma que é necessário ter óculos de grau reserva, pois no caso dos olhos ficarem vermelhos ou irritados, o ideal é retirar as lentes. Dor e visão embaçada também são sinais importantes. As complicações mais sérias podem iniciar com uma pequena inflamação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.