Saúde

Especialista fala sobre os cuidados com as lentes de contato

Negligência de usuários de lentes de contato pode levar à perda da visão.

Maurício Araya / <b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Com finalidade corretiva ou estética, muitas pessoas optam pelo uso de lentes de contato, sejam elas de grau ou não. Estima-se que, em todo o Brasil, mais de dois milhões de pessoas sejam usuárias de lentes de contato, dos 10 milhões em potencial. Para evitar problemas, no entanto, é bom ter atenção a alguns cuidados necessários. A negligência do usuário de lentes de contato pode conduzir a um quadro de perda da visão.

De acordo com o médico oftalmologista e presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia (AMO), Romero Bertrand, a principal recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) é que os interessados no uso das lentes de contato iniciem sua adaptação com acompanhamento profissional. "É para isso que já possui uma resolução do Conselho Federal de Medicina determinando que a adaptação da lente de contato seja um ato médico. A pessoa tem que passar pelo médico. Ela não precisa estar indo mensalmente ou semestralmente ao médico, mas ela precisa iniciar sua adaptação com um profissional médico, que vai orientá-la corretamente para evitar, principalmente, as complicações que podem advir de um produto que tem contato íntimo com seu organismo. A lente tem contato com a córnea, com a conjuntiva (membrana presente nos olhos), com a pálpebra. Então, essa é a importância da orientação médica", afirmou em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

Cuidados necessários

Entre os principais cuidados exigidos dos usuários de lentes de contato, estão: evitar dormir com as lentes; fazer correta limpeza das lentes de contato; e estar atento aos prazos de uso e validade das lentes, obedecendo as características técnicas especificadas pelos fabricantes.

Bertrand alerta, ainda, para cautela extra no caso das lentes coloridas. Ele explicou, à reportagem do Imirante.com, que os pigmentos usados nesse tipo de lente e, consequentemente, sua espessura maior são fatores que aumentam a chance de irritação e inflamação. As lentes de contato coloridas, também, reduzem a oxigenação do globo ocular.

Principais implicações

Segundo o especialista, o uso incorreto das lentes de contato pode levar ao quadro de cegueira. "A principal implicação, além das implicações inflamatórias, tóxicas e alérgicas, a mais temível é a infecciosa, porque, muitas vezes, a lente, não feita a antissepsia corretamente, pode levar micro-organismos, vírus, bactérias e fungos em direção ao globo ocular e correr o risco de você perder sua visão ou perder, até mesmo, o órgão", diz.

Em todas as atividades

O oftalmologista esclarece, ainda, que as lentes de contato podem ser utilizadas em todas as atividades esportivas, incluindo os esportes aquáticos. "Elas podem ser utilizadas em todas as atividades, inclusive em atividades que envolvam esportes com água. Você não é proibido de usar a lente de contato num banho de mar, numa piscina. Você só tem que tomar cuidados adicionais para não esfregar os olhos, para não deixar vir um jato d’água em direção aos seus olhos, para que você não perca sua lente de contato", completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.