Importante lembrar

Conheça os perigos da falta de manutenção adequada dos pneus

Eles devem ser mantidos sempre em boas condições para prevenir acidentes.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
(Foto: Reprodução/ Internet)

Em contato direto com o solo, os pneus estão entre os componentes do veículo que mais precisam de atenção. Responsáveis pela estabilidade do automóvel, eles devem ser mantidos sempre em condições adequadas de rodagem para prevenir acidentes e garantir a segurança do condutor e dos passageiros.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que a manutenção dos pneus vai muito além da observação do seu desgaste. De acordo com Carlos Molina, diretor da maior e-commerce do segmento do Brasil, “existem características e especificações sobre os pneus que fazem toda a diferença durante a rodagem, mas que nem sempre são levadas em consideração. Por isso, o condutor tem que fazer verificações periódicas e seguir as instruções fundamentais”.

Os procedimentos incorretos ou a completa falta de manutenção pode causar problemas variados, que podem afetar o veículo, causando danos em seu funcionamento ou estruturais.

Calibragem

De acordo com um levantamento realizado pela empresa Michelin, cerca de 45% dos veículos brasileiros rodam com a calibragem inadequada nos pneus. A pressão baixa faz com que o nível de deformação do pneu - causada durante a rodagem pelo atrito - aumente o consumo de combustível, reduza a durabilidade do pneu e amplie os riscos de acidentes e explosões causadas por descolamentos internos.

Já a pressão excessiva reduz a área de contato do pneu com o solo, o que diminui a sua aderência e pode levar à perda de controle do veículo e problemas de frenagem, sobretudo em curvas.

O valor correto da pressão dos pneus depende muito do tipo do automóvel, da marca dos pneus e da quantidade de peso transportado no carro. Por isso, é importante conferir sempre o manual do condutor disponibilizado pelo fabricante do automóvel e conferir os valores de calibragem para cada quantidade de carga.

Tipo de pneu

Cada carro é equipado com pneus originais de fábrica e possui uma lista de modelos que podem ser usados com segurança. No entanto, muitas pessoas acabam adquirindo produtos com especificações diferentes ou mesmo pneus inadequados – os estepes, por exemplo, são diferentes dos pneus originais, e não devem ser usados para rodar por mais tempo do que o necessário para chegar a um local onde a troca pode ser feita.

Estradas

O tipo de pneu também tem relação com a natureza das estradas em que o veículo está rodando. Os carros esportivos, por exemplo, podem precisar de pneus específicos para off-road quando estão em vias não pavimentadas. Isso porque esses pneus têm características específicas para melhorar o desempenho nesse tipo de estrada, como sulcos que ajudam a eliminar o excesso de lama ou umidade.

Porém, os pneus de off-road podem prejudicar o desempenho do automóvel em vias urbanas, já que os sulcos interferem na frenagem e na realização de curvas sobre o asfalto. Por isso, veículos que rodam nos dois tipos de estrada devem ser equipados de acordo com o seu uso principal e, quando forem para situações muito diferentes, devem receber pneus específicos para cada finalidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.