Audiovisual

Brasil amplia participação e teve seis produções no Festival de Cannes

O audiovisual brasileiro teve presença marcante nas mostras principais e nos espaços de mercado.

Ministério da Cultura

Longa-metragem “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Aïnouz.
Longa-metragem “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Aïnouz. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Um dos mais importantes eventos do calendário cinematográfico mundial, o Festival de Cannes terminou neste sábado (25), na França, com a cerimônia de anúncio dos vencedores, incluindo o ganhador da Palma de Ouro. Para promover o setor audiovisual brasileiro no mercado internacional, o Ministério da Cultura (MinC) esteve presente na 77ª edição da mostra, representado pela Secretaria do Audiovisual (SAV). 

“A participação brasileira no Festival de Cannes neste ano foi histórica. Tivemos uma presença marcante tanto nas mostras principais quanto nos espaços de mercado. E o governo brasileiro também voltou a ter uma presença significativa, reposicionando a própria presença do MinC em espaços internacionais estratégicos como este”, afirmou a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.

A secretária, o coordenador-geral de Difusão e Internacionalização da SAV, André Araujo; e o coordenador-geral de Assuntos Internacionais do MinC, Vinícius Gurtler, estiveram nas exibições de filmes e nas reuniões com representantes do setor cinematográfico realizadas ao longo de oito dias de intenso diálogo entre diferentes agentes do setor.

Nos encontros foram debatidos temas como a coprodução com outros países. E, principalmente, possibilidades para ampliação da circulação e da promoção dos conteúdos audiovisuais brasileiros no mundo.

Além da mostra competitiva, o Festival tem um espaço para a discussão de oportunidades de negócios pela indústria cinematográfica - de parcerias e financiamento a distribuição -, o Marché du Film.

Neste ano, de forma integrada ao Marché du Film, e por meio de uma parceria com o Instituto Francês e a Embaixada da França no Brasil, o MinC realizou duas atividades. A primeira foi o encontro de autoridades e especialistas do setor audiovisual, que contou com a participação de representações do Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Canadá, França e Uruguai, debatendo iniciativas para fortalecer intercâmbios profissionais e de conteúdos entre os países.

A segunda foi a sessão Focus on Brazil, na qual foram apresentadas as políticas de fomento ao setor e proposição de agenda de atividades em colaboração com a França para 2025. Essas foram ações integradas da delegação brasileira, formada por MinC, Itamaraty e ApexBrasil.

Seleção

O Brasil teve seis produções na seleção de Festival de Cannes 2024. O longa-metragem “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Aïnouz (de “Madame Satã” e “A Vida Invisível”) disputou a Palma de Ouro, prêmio mais cobiçado do certame. E “Amarela”, do nipo-brasileiro André Hayato Saito, esteve no páreo da Palma entre os curtas. Ambos eram os únicos títulos latino-americanos selecionados para as competições das duas categorias.

A seleção brasileira incluiu ainda “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, na Quinzena dos Cineastas; “Baby”, de Marcelo Caetano; e o curta de animação “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem, ambos na Semana da Crítica; e a versão restaurada de “Bye, Bye Brasil”, de Cacá Diegues, na Mostra Cannes Classics.

“Baby”, exibido na terça-feira (21), deu a Ricardo Teodoro o prêmio de melhor ator revelação. O filme foi um dos sete selecionados, dentre mais de mil inscritos, para a mostra paralela do Festival de Cannes.

A participação significativa do país no evento na Riviera Francesa também é fruto das ações do Ministério para aumentar a presença do audiovisual brasileiro no mundo, além de conquistar novos mercados.

“Temos seis filmes brasileiros em Cannes esse ano, e isso significa muito. Significa que temos apoio”, enalteceu a diretora do curta “A Menina e Pote”, Valentina Homem, em sessão no festival.

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