Na terça-feira, dia 27, um almoço no Rio de Janeiro marcou o lançamento da quarta edição do ‘Medida Certa’, do Fantástico. O apresentador Tadeu Schmidt e o preparador físico Márcio Atalla apresentaram aos jornalistas o novo formato do quadro e os participantes que vão se mobilizar na busca de uma vida mais saudável. Os eleitos da vez são o humorista Fábio Porchat e os cantores Preta Gil, Gaby Amarantos e César Menotti. No ar a partir do próximo domingo, dia 1º de setembro, eles se dividem em duplas para disputar quem vai entrar na medida certa.
De um lado, Fábio Porchat e Preta Gil formam uma equipe e do outro, o sertanejo Menotti e a paraense Gaby Amarantos. Supervisionados por Márcio Atalla, que é o responsável por montar a rotina de treinos e exercícios físicos de cada um deles e por conduzir toda a competição, eles contam ainda com a orientação da nutricionista Cristiane Moraes e do médico Alexandre Carvalho, que estão à disposição para auxiliá-los ao longo de todo o programa. “O objetivo desta edição é mostrar para as pessoas que a atividade física aumenta a qualidade e a expectativa de vida. E a grande novidade é que queremos fazer com que a cooperação e a competição ajudem os participantes na busca de suas metas. Eles não estão sozinhos. Agora há uma cooperação mútua, um parceiro tentando estimular o outro e a competição entre as duplas. Isso faz com que eles acabem tendo mais regularidade na atividade física”, explica Atalla.
As duas duplas já fizeram todos os exames médicos e deram início à rotina de atividades físicas na semana passada. Com uma jornada profissional bastante atribulada de shows e gravações, o quarteto está sendo orientado a encontrar alternativas para encaixar nas tarefas do dia a dia um tempo para se exercitar regularmente. “Pedi ao Atalla para me indicar exercícios que eu possa fazer em casa, porque não tenho tempo de ir para a academia. Teria que ir de madrugada”, explica Porchat, que já encontrou uma maneira viável para sair do sedentarismo.
Empolgada com a nova empreitada, Gaby Amarantos garante que o convite do programa era o empurrãozinho que faltava para mudar seus hábitos. “Artista tem essa vida louca mas, às vezes, só precisamos de um estímulo, de uma motivação. O ‘Medida Certa’ veio na hora certa, era o estímulo que eu precisava! E ainda aconteceu em um dia muito especial, no meu aniversário. Foi o melhor presente que eu poderia ganhar”, conta.
Seu parceiro de competição, César Menotti, confessa que está em uma fase muito preguiçosa, sedentário e comendo errado, mas garante que desta vez se dedicará para valer, seguindo todas as orientações que receber. “Ficar me vendo na TV, sem camisa, malhando, vai ser muito difícil. Assistir aos outros no ‘Medida Certa’ e dar palpite é muito fácil, mas quando é você mesmo é outra história”, diz o cantor, que precisou se despedir dos churros, sua sobremesa predileta.
Preta Gil também garante que está pronta para encarar o desafio e adianta qual é sua principal meta: “Ao final do ‘Medida Certa’, quero desfilar na Marques de Sapucaí como em 2007, como rainha da bateria da Mangueira. Sambando o percurso inteiro, com adorno, esplendor, tudo que tem direito, sem sentir dor no joelho. Minha meta não tem nada a ver com peso”. A cantora espera ainda que os fãs a ajudem nesse desafio. “Quero marcar muitas caminhadas da Preta perto de onde eu moro, aqui no Rio de Janeiro, para todo mundo sair, suar e malhar junto comigo. Quero levar essa nova qualidade de vida para quem me acompanha e gosta de mim. Nós podemos ser gordinhas sim, porém gordinhas saudáveis, ativas e elétricas”.
Eventos gratuitos levam a iniciativa para 12 cidades brasileiras
A partir de 8 de setembro, o ‘Medida Certa’ ganha as ruas de 12 cidades brasileiras, promovendo eventos gratuitos para estimular o estilo de vida mais saudável. O tour começa pelo Rio de Janeiro, onde os participantes terão uma manhã de lazer, bem estar e qualidade de vida. Depois, a iniciativa segue para Natal, Belém, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Curitiba, Campo Grande, Vitória, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte.
Durante os eventos, que serão realizados em parceria com o Sesi, haverá aferição de peso e de circulação abdominal, orientação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), oficinas e distribuição de material informativo. Além dessas ações, o público poderá participar de uma divertida caminhada de 3km ao ar livre. O preparador físico Márcio Atalla, os artistas e os apresentadores do ‘Fantástico’ vão se revezar nos eventos para incentivar a melhoria dos hábitos da família brasileira.
Calendário
Dia 08 de setembro (domingo) – Rio de Janeiro/RJ, de 9h às 13h.
Dia 14 de setembro (sábado) – Natal/RN, de 8h às 12h.
Dia 21 de setembro (sábado) – Belém/PA, de 8h às 12h.
Dia 28 de setembro (sábado) – Fortaleza/CE, de 8h às 12h.
Dia 05 de outubro (sábado) – Goiânia/GO, de 9h às 13h.
Dia 13 de outubro (domingo) – Salvador/BA, de 9h às 13h.
Dia 19 de outubro (sábado) – Curitiba/PR, de 9h às 13h.
Dia 27de outubro (domingo) – Campo Grande/MT, de 8h às 12h.
Dia 03 de novembro (domingo) – Vitória/ES, de 8h às 12h.
Dia 09 de novembro (sábado) – Porto Alegre/RS, de 9h às 13h.
Dia 16 de novembro (sábado) – Manaus/AM, de 8h às 12h.
Dia 23 de novembro (sábado) – Belo Horizonte/MG, de 9h às 13h.
Entrevista com Fábio Porchat
Idade: 30 anos
Convite: “Nunca imaginei que um dia poderia fazer parte do ‘Medida Certa’. Mesmo sabendo que eu tenho que emagrecer e sair do sedentarismo, nunca me imaginei como o próximo Ronaldo. Quando recebi o convite, fiquei até um pouco assustado, achei que era uma pegadinha. E falei “olha, tudo bem que eu estou acima do peso, mas eu também não estou exatamente imenso” e me responderam que a ideia era justamente essa. Eles me deram uma boa desculpa para me convencer (risos)!”
Passado: “Nunca botei exercício no meu dia a dia porque nunca tive tempo para fazer nada. E eu sempre como muito. Comida equilibrada, não equilibrada, não importa. Se vou comer um alface, vão cem quilos de alface. Meu problema é o exagero. Mesmo quando a comida é saudável passo da conta.”
Maior dificuldade: “O mais difícil vai ser arranjar tempo para fazer exercício e me acostumar com mil pessoas acompanhando minha rotina, me filmando comendo, correndo, nadando.”
Tentação proibida: “Meu prato preferido é comida. Qualquer comida! Eu como tudo. Mas acho que terei que dar um “tchau” para certas frituras.”
Tentação permitida: “Eu não abro mão de jeito nenhum de comer. Não quero passar fome. Tudo bem que tem que comer de três em três horas, mas vamos combinar que uma barrinha de cereal não adianta sempre. Então não abro mão de comida: um arroz com feijão, um bife...”
Exames: “Fiquei bem assustado com o resultado dos exames. O médico falou que eu tinha 30 anos com um corpinho de 50. Isso me pegou de surpresa.”
Gula ou preguiça? “Os dois. Meu pecado capital é a gula aliada com a preguiça. Eu quero ficar comendo ao invés de sair para fazer exercício.”
Exposição: “Não vai ser complicado me ver na televisão nesta situação. Mas para o público vai ser difícil ver a minha pança todo domingo. Aliás, acho que vai ser bem complicado (risos)”.
Fãs: “Espero que todo mundo me ajude a parar de comer. Me cobrem na rua: “Fábio, olha essa torta de chocolate. Fábio, já está no terceiro prato, acho que é bom parar!”. Porque às vezes a gente vai comendo e não percebe que é exagero. Conto com a colaboração de todo mundo!”
Entrevista com Preta Gil
Idade: 39 anos
Convite: “Eu olhava o ‘Medida Certa’, curtia, acompanhava, torcia, mas não tinha vontade nenhuma de participar porque eu não quero emagrecer. Mas o Marcio Atalla me explicou que o foco é na saúde. A intenção é reabilitar meu joelho para que eu não sinta mais dor e incluir atividade física regular na minha vida. Meus médicos já me diziam que minha expectativa de vida era curta, que eu corria risco de ter vários problemas. O ‘Medida Certa’ chegou na hora certa.”
Passado: “Eu não consigo colocar em prática o que sei porque tenho uma vida muito irregular, sem rotina. Um show acaba às quatro da manhã, chego no hotel e não posso dormir porque o voo é às seis... Aí depois, pega estrada, vai para outra cidade. Fico muitas horas sem dormir. Pense em uma pessoa toda bichada e que precisa passar por uma reforma! Sou eu (risos). Estamos tentando conciliar minha agenda de trabalho com os encontros com o Atalla. Estou animada.”
Meta: “A minha meta é no final do ‘Medida Certa’ conseguir desfilar na Marques de Sapucaí como em 2007, como rainha da bateria da Mangueira. Sambando o percurso inteiro, com adorno, esplendor, tudo que tem direito, sem sentir dor no joelho. Minha meta não tem a ver com peso, nada a ver com emagrecer. Sou muito feliz com o corpo que eu tenho. Mas sou muito infeliz com a saúde. Subir escada é um problema para mim por causa das dores no joelho. Saio com dores dos shows também, preciso colocar gelo, compressa, tomar remédio. É muito ruim.”
Tentação proibida: “Vou abrir mão do que precisar. Um exemplo é o refrigerante pelo qual sou louca. Vou participar do ‘Medida Certa’ e continuar tomando refrigerante? Não quero dar um tiro no meu próprio pé, pagar mico em rede nacional. Eu sei que aquilo faz mal para mim. Chegou a hora de cair a ficha e de, pela primeira vez, tentar fazer a coisa certa, sem escapulidas ou exceções.”
Exercício: “Adoro dançar! Mas não dá agora. Talvez daqui a um mês ou mais, depois que eu fortalecer meus músculos e recuperar meu joelho. Isso vai ser muito bom também para os ensaios do meu novo DVD, que vou gravar em outubro!”
Dupla: “Fábio é meu irmão! Vamos nos ajudar muito, incentivar bastante um ao outro.”
Exposição: “Quando tive que tirar a blusa em uma das gravações, fiquei preocupada mas depois abstraí. O que é uma gordurinha, uma banha, uma celulite, uma estria? Todo mundo tem! Só boneca não tem.”
Fãs: “Pretendo marcar muitas caminhadas semanais da Preta perto da minha casa, no Rio de Janeiro, para todo mundo caminhar, suar e malhar junto comigo. Quero levar essa nova qualidade de vida para quem me acompanha e gosta de mim. Nós podemos ser gordinhas sim, porém gordinhas saudáveis, ativas e elétricas”.
Entrevista com Gaby Amarantos
Idade: 35 anos
Convite: “Eu sempre quis participar do ‘Medida Certa’. Artista tem essa vida louca, mas às vezes só precisamos de um estímulo, uma motivação ou alguém no nosso pé. O programa veio na hora certa, era o estímulo que eu precisava. Fiquei muito feliz com o convite. E ainda aconteceu em um dia muito especial, no meu aniversário. Foi o melhor presente que eu poderia ganhar!”
Passado: “Dieta e exercícios físicos nunca deram certo comigo, porque faltava um acompanhamento profissional e um estímulo para persistir.”
Meta: “Acho que tenho um armário inteiro só com roupas que eu gostaria de voltar a usar! (risos)”
Tentação proibida: “Eu amo farinha de mandioca, um ingrediente típico da minha região. Vou ter que abrir mão dela porque, além de ser muito calórica, causa alguns malefícios. Vou substituí-la por aveia. Mas não estou achando um sacrifício. Estou empenhada de verdade para encarar esse desafio!”
Tentação permitida: “Não abro mão do açaí, que tomo muito no Pará. E ele faz bem. Só não pode tomar com muito açúcar ou muito mel. Mas na medida certa ele é muito bom, um grande aliado.”
Exercício: “A atividade de que mais gosto é caminhada ao ar livre. Tem um parque no Pará que eu adoro, com ar puro, paisagem bonita. Vou pedir para o Atalla levar a gente para fazer caminhadas. Vai ser muito legal.”
Gula ou preguiça? “Com certeza meu pecado capital é a gula, porque preguiça eu não tenho nenhuma. Mas a pessoa aqui não pode ver uma comida, sabe? (risos) Ainda mais esses pratos do Pará que são deliciosos!”
Exposição: “Acho que vai ser a parte mais difícil, mas a causa é boa. Depois da tempestade vem a bonança. Depois que os três meses passarem e a gente conferir tudo o que perdeu, vamos ver que valeu a pena.”
Entrevista com César Menotti
Idade: 31 anos
Convite: “Eu já me imaginava participando do programa desde as edições anteriores. Fiquei muito feliz com o convite porque uniu duas coisas muito importantes: cuidar da alimentação e do condicionamento físico. O ‘Medida Certa’ gera um comprometimento muito grande. Eu estava precisando desse choque.”
Passado: “Minhas tentativas anteriores nunca deram muito certo e acho que era justamente por ser muito livre, não ter uma cobrança. Eu acabava relaxando. Dessa vez vai ser diferente e o ‘Medida Certa’ veio para mudar a minha vida mesmo.”
Maior dificuldade: “Acredito que o mais difícil será conseguir manter a alimentação balanceada e os exercícios físicos com a rotina de shows e as noites sem dormir.”
Tentação proibida: “Churros! Eu adoro e acho que vou ter que dar um tempo agora.”
Exercício: “Gosto bastante de jogar tênis.”
Gula ou preguiça? “As duas! Eu estou sedentário, muito preguiçoso, e ainda comendo exageradamente.”
Exposição: “Tirar a camisa já foi muito difícil. Uma grande barreira que eu quebrei. Assistir aos outros no Medida Certa e dar palpite é muito fácil, mas quando é você mesmo é outra história.”
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.