Tradição

Museu de Alcântara comemora 35 anos

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

Instalado em um sobrado colonial, o Museu Histórico de Alcântara (MHA) comemora, com uma programação especial, na manhã desta terça-feira (6), 35 anos de fundação. Por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), o evento acontece a partir das 9h, com o lançamento do site, carimbo e do selo comemorativo do Museu. As atividades acontecerão na sede do MHA na Praça da Matriz.

Presentes os secretários de Estado da Cultura, Olga Simão, e de Turismo, Jura Filho; o prefeito de Alcântara, Domingos Araken; o comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), César Demétrio Santos; a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; e a diretora do Museu Histórico de Alcântara, Lia de Macêdo Braga Oliveira.

Em convênio firmado entre a Secma e a Fapema, o Museu de Alcântara fará a apresentação e lançamentodo seu endereço eletrônico. Lia Braga explicou que é pioneiro em seu segmento no Maranhão. O objetivo é trazer melhorias na atratividade para o público do MHA e para a comunidade alcantarense ao promover a divulgação do acervo e eventos além do inusitado passeio virtual de 360º por todas as suas dependências.

“O Museu de Alcântara, ao longo desses anos, busca desempenhar melhor o seu papel para os turistas e na preservação, divulgação e disponibilização do acervo histórico e documental, cumprindo” disse Lia Braga.

Com apoio da Prefeitura de Alcântara foi possível registrar os 35 anos do MHA, com o lançamento de um selo comemorativo a data pelos Correios. “Por meio dessas parcerias fortalecemos a cultura maranhense. Parabéns a todos que contribuem para que o Museu de Alcântara que continue resgatando a nossa memória e que a partir de agora poderá ser acessada virtualmente”, afirmou a secretária da Cultura, Olga Simão.

Museu

Com mobílias, louçaria, objetos de adornos e a arte sacra, o Museu Histórico de Alcântara, criado em 1978, recria a estrutura das casas no período colonial.

Destaques para exemplares de imagens de santos elaboradas no Maranhão, nos séculos XVII e XIX, e uma coleção de cabeças de imagens de roca esculpidas em madeira.

Há vitrines com joias em ouro, prata e pedrarias, vindas de irmandades religiosas como as de São Benedito, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Livramento, entre outras.

O Museu é enriquecido, ainda, por pinturas antigas sobre metal e madeira e uma coleção de imagens e objetos da Igreja do Carmo. O MHA está aberto para visitação de segunda a sexta das 9h às 15h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Para mais informações, contate através do telefone (98) 8865-0215.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.