Pesquisa

Cabelo com química fica menos tempo cheiroso do que o virgem

Com a degradação da estrutura capilar, diminui-se a barreira que retém as substâncias no interior dos fios de cabelo com a lavagem.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Reprodução)

SÃO PAULO - Cabelo com química fica menos tempo cheiroso se comparado aos fios virgens. Esta é a constatação de pesquisa do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, comandada por André Medice. Ele desmistifica a impressão que se tinha de que cabelos porosos, resultado da química, poderiam reter mais cheiro por mais tempo.

Medice explica que, com sua modificação estrutural e química, o cabelo até que é capaz de incorporar em seu interior uma maior quantidade de substâncias, como fragrância e água. Isso acontece porque a sua estrutura interna fica mais porosa com a degradação trazida pela reação de descoloração, criando buracos onde ficam aprisionadas essas substâncias.

Mas, exatamente pelo mesmo motivo, a estrutura deste cabelo não “consegue” segurar as mesmas substâncias. Com a degradação da estrutura capilar, diminui-se a barreira física que retém as substâncias que se difundiram para o interior dos fios de cabelo com a lavagem.

O pesquisador esclarece mais: quando se avalia a interação de uma substância que está deixando o cabelo e indo para a atmosfera, também é preciso levar em conta a água que está se perdendo na secagem do cabelo. É que a fragrância, que é perdida ao longo do tempo, não está só deixando de interagir com o cabelo, mas também com a água que está evaporando.

Medice aponta que isso significa que, quanto maior a interação dessa substância com a água, menor é a permanência na estrutura capilar.

"Na literatura, está bem-estabelecido que o cabelo descolorido é uma fibra esburacada e que grande parte do material proteico é perdido com o processo de descoloração. Mas, ainda não se sabia sobre o desempenho das substâncias de fragrâncias com essa modificação", destaca André.

O químico realizou formulações de xampu, incluindo substâncias de fragrâncias bastante conhecidas e de interesse da indústria. Foi deste modo que ele avaliou o perfil de liberação dessas substâncias após as mechas serem lavadas e permanecerem secando em condições de umidade e de temperatura controladas.

Para o hábito do brasileiro que lava o cabelo todo dia, o ideal é que a fragrância permaneça por pelo menos 24 horas, para que o cabelo fique com aspecto limpo até a próxima lavagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.