Turismo

Conheça os lugares do mundo que são proibidos a turistas

Lugares são cercados de mistérios, cheio de segredos, onde os turistas não são bem-vindos, não.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS – Espalhados pelo mundo, alguns lugares são conhecidos por reunir, anualmente, milhares e milhares de turistas, como o Pão de Açúcar, Cataratas do Niágara, Taj Mahal, Muralha da China, e por aí vai. Mas há, também, aqueles lugares cercados de mistérios, cheio de segredos, onde os turistas não são bem-vindos, não.

Abaixo, veja uma lista de lugares proibidos para os turistas:

 Poveglia, ilha assombrada da Itália. Foto: Divulgação.
Poveglia, ilha assombrada da Itália. Foto: Divulgação.

Ilha assombrada de Poveglia: a pequena ilha situada entre Veneza e Lido, no norte da Itália, serviu de refúgio, fortaleza, exílio e depósito de doentes e mortos; o local é fechado para moradores e turistas por causa de lendas de assombrações.

Cavernas de Lascaux: o complexo de cavernas na França - Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979 – conhecido pelas pinturas rupestres do período Paleolítico são proibidas ao público desde 1963, pela ameaça de destruição; o local tem sido atacado pelos fungos. Somente um guarda da equipe responsável pela segurança das cavernas é autorizado a realizar inspeção, e por alguns minutos somente.

Leia também: Veja lugares incríveis do planeta em uma nova perspectiva

Arquivos Secretos do Vaticano: quem leu ou assistiu à saga de Dan Brown se pergunta se há realmente esse local; ele existe, sim. Os Arquivos Secretos do Vaticano (prédio adjacente à Biblioteca do Vaticano da Piazza de São Pedro, na cidade do Vaticano) é o repositório central de todos os atos promulgados pela Santa Sé, e só pode cer acessado por alguns estudiosos. Segundo a Santa Sé, o termo "secreto" não denota confidencialidade, e, sim, algo próximo a "privado"; sendo assim, os documentos são públicos e podem ser visualizados com solicitação prévia.

 Templo guarda a Arca da Aliança. Foto: Divulgação.
Templo guarda a Arca da Aliança. Foto: Divulgação.

Igreja de Nossa Senhora Maria de Zion: o templo, na Etiópia, guarda um dos objetos bíblicos mais importantes, a Arca da Aliança, objeto que cumpre com a função de representação de Deus na Terra. Pela sua relevância, apenas um monge especialmente escolhido tem o privilégio de entrar no local.

 Local abriga documentos ultrassecretos da China. Foto: Divulgação.
Local abriga documentos ultrassecretos da China. Foto: Divulgação.

Museu Nacional da Educação de Segurança de Jiangsu: esse é o lar de documentos ultrassecretos sobre a história da espionagem do país, com arquivos desde 1927; somente chineses são autorizados a entrar no local, e, ainda assim, nenhuma fotografia é permitida dentro do museu.

 Aqui, turistas, também, não entram... nem pagando. Foto: Divulgação.
Aqui, turistas, também, não entram... nem pagando. Foto: Divulgação.

Pine Gap: trata-se de uma estação de rastreamento via satélite de, aproximadamente, 18 quilômetros a sudoeste da cidade de Alice Springs, no centro da Austrália, operado em parceria com os Estados Unidos; o local controla satélites espiões norte-americanos que passam sobre a China, partes da Rússia e os campos de petróleo do Oriente Médio.

Ilha das Cobras: e quem achou que no Brasil não haviam lugares proibidos, aí vai um. A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena, localizada a, aproximadamente, 35 km do litoral de São Paulo, tem visitação proibida. Somente cientistas são autorizados a entrar na ilha; ainda assim, o mergulho – quando não predatório – é permitido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.