Ciência

Lentes de contato permitem "zoom" de até três vezes

É o que promete equipamento criado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
Com elas, qualquer um poderia dar um "zoom" de até três vezes.
Com elas, qualquer um poderia dar um "zoom" de até três vezes. (Eric Tremblay e Joe Ford / EPFL)

SÃO LUÍS – Já pensou em piscar e ter uma imagem ampliada do que você está vendo e, em outra piscada, ver tudo como normalmente é? É o que promete uma lente de contato telescópica, criada pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia. Com elas, qualquer um poderia dar um "zoom" – de até três vezes – mesmo sem a necessidade de utilizar equipamentos como binóculos ou câmeras. Basta piscar!

A lente, no entanto, é bastante incomum: cobre toda a região do branco dos olhos, e, para funcionar como promete, deve ser utilizada com um par de óculos eletrônicos. Os primeiros testes não foram feitos com humanos, porque o protótipo revelou uma falha no fluxo do ar, o que levaria a um ressecamento dos olhos; mas o problema foi resolvido com pequenos dutos de ar.

O equipamento foi desenvolvido para pessoas com degeneração macular, em que as pessoas vão perdendo, gradualmente, a visão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.