SÃO LUÍS – O mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul, foi tema do Atualidades desta terça-feira (7), reunindo especialistas e ativistas para discutir os desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
A ativista Poliana Gatinho criticou a falta de suporte no sistema educacional e defendeu planejamento contínuo para todas as fases da vida. “Quando a gente pensar as políticas públicas pra nossa comunidade, lembrar que o autismo não é infantil. Ele não acaba na fase da infância”, pontuou.
A psicóloga e mãe atípica Ivanilde Pacheco também chamou atenção para a necessidade de ampliar o olhar da sociedade e dos profissionais. “A gente não aceita os comportamentos que são de preconceito, por favor. A gente não aceita, a gente compreende. Então, nessa busca dessa compreensão, eu digo, então, eu tenho que lutar”, afirmou. Ela ainda destacou iniciativas de inclusão por meio da tecnologia e reforçou que a conscientização deve ir além do mês de abril.
Veja.
Saiba Mais
- Cerca de 300 mil idosos brasileiros têm algum grau de TEA, diz estudo
- Especialistas destacam a importância do diagnóstico profundo de autismo
- Comissão aprova vaga preferencial de estacionamento para pessoas com autismo
- Projeto inclui no Farmácia Popular remédios essenciais ao tratamento de autistas
- Lei garante terapia nutricional para autistas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.