ATUALIDADES

Fim de ano sem culpa: como manter a rotina de treinos e uma alimentação saudável durante as festas

Especialistas reforçam que é possível aproveitar as confraternizações sem abrir mão da saúde, desde que haja equilíbrio e planejamento.

Mirante News FM

Atualizada em 24/12/2025 às 12h22
Educador Físico Rhomário Almeida e a Nutricionista Bruna Corrêa em entrevista na Mirante News FM
Educador Físico Rhomário Almeida e a Nutricionista Bruna Corrêa em entrevista na Mirante News FM (Wesly Lima / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - As festas de fim de ano são tradicionalmente associadas a momentos de celebração, descanso e mesas fartas. No entanto, esse período também costuma trazer mudanças bruscas na rotina, aumento do consumo de alimentos calóricos e redução da prática de atividades físicas. Nesta quarta-feira (24), no PodCast Atualidades, na Mirante News FM, o Educador Físico Rhomário Almeida e a Nutricionista Bruna Corrêa, reforçaram que é possível aproveitar as confraternizações sem abrir mão da saúde, desde que haja equilíbrio e planejamento.

Manter a rotina de treinos durante o fim de ano é um dos principais desafios. Viagens, compromissos familiares e horários irregulares costumam afastar muitas pessoas das academias. Ainda assim, educadores físicos destacam que não é necessário manter treinos longos ou intensos. Sessões mais curtas, caminhadas, exercícios ao ar livre, subir escadas e até brincadeiras com crianças já ajudam a manter o corpo ativo. O mais importante é evitar longos períodos de sedentarismo, especialmente após refeições mais pesadas.

Na alimentação, o segredo está nas escolhas conscientes. A ceia de Natal reúne pratos tradicionais ricos em gordura, açúcar e sódio, como carnes assadas, farofas, maioneses e sobremesas. Nutricionistas orientam que não é preciso excluir esses alimentos, mas sim controlar as porções e priorizar o equilíbrio no prato. A recomendação é combinar proteínas, como peru ou peixe, com legumes, verduras e saladas, além de moderar o consumo de frituras, doces e bebidas alcoólicas.

“O que compromete na nossa alimentação hoje na sociedade, infelizmente é a quantidade exagerada de carboidrato” destacou Bruna Corrêa.

Assista.

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.