SÃO LUÍS - Com a chegada das festas de Natal e Ano-Novo, período marcado por viagens, confraternizações e mudanças na rotina, cresce também o risco de problemas cardiovasculares. Estudos internacionais apontam que, durante as festividades de fim de ano, há um aumento que varia entre 5% e 30% nos casos de infartos, mortes súbitas, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e arritmias cardíacas.
Nesta terça-feira (23), no PodCast Atualidades da Mirante News, os especialistas Ribamar Costa (Coordenador de Cardiologia do Hospital São Domingos) e Paulo César (Cardiologista), explicaram que esse cenário é resultado de uma combinação de fatores comuns nessa época, como maior consumo de álcool, alimentação mais rica em sal e gordura, estresse emocional, pressão social, altas temperaturas e, em muitos casos, a interrupção ou uso irregular de medicamentos de uso contínuo.
“Desordens do sono estão associadas ao aumento da incidência de hipertensão arterial, de diabetes, infartos e AVC, que são algumas das doenças que podem estar associadas ao distúrbio do sono” destacou Paulo César.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.